Vol.1

Economia

A “Grande Moderação” Brasileira? Um Estudo Comparativo Entre Brasil e Estados Unidos utilizando a metodologia VAR

Guilherme Z. P. Custódio, Marcos Minoru Hasegawa

Após várias evoluções na teoria econômica e na condução da política monetária pelo mundo, surgiu um novo paradigma de gestão de política macroeconômica centrado no regime de metas de inflação. Tal regime se caracterizou por gerar pequena oscilação do produto e da taxa de inflação onde quer que tenha sido adotada, produzindo o que foi denominado pela literatura econômica de “Grande Moderação”. No Brasil, o regime foi adotado em 1999. Este estudo comparou o comportamento das variáveis macroeconômicas americanas, após a adoção das metas de inflação, com o comportamento das variáveis macroeconômicas brasileiras após a adoção das metas de inflação. O comportamento das variáveis brasileiras se mostrou bastante similar ao comportamento das variáveis americanas, o que sugere a existência de uma “Grande Moderação” brasileira. Palavras chave: Grande Moderação, Metas de Inflação, modelo VAR. JEL: E50

Vol.1 - Pags.: 6-31 Download PDF Apresentação Oral Economia

A análise econômica do direito das políticas públicas de incentivo à inovação destinadas às empresas sediadas no Porto Digital e no Parque Tecnológico de Belo Horizonte

Daniel Brant Costa, Cláudio Burian Wanderley

Nos termos da teoria da Triple-Helix III, as organizações e arranjos institucionais híbridos gerados através da interação das três hélices demandam do Governo um arcabouço normativo apto a estimular o desenvolvimento de ambiente de cultura de inovação. Alguns dos mecanismos utilizados para tanto são os parques tecnológicos e as políticas de incentivo. Neste contexto, através da análise econômica do direito foi averiguada a legislação que regulamenta os incentivos estaduais e municipais destinados às empresas do Porto Digital e do Parque Tecnológico de Belo Horizonte, sendo ao final proposto um modelo de estrutura legal de incentivos adequado ao ordenamento jurídico pátrio.

Vol.1 - Pags.: 32-58 Download PDF Apresentação Oral Economia

A EVOLUÇÂO DA PAUTA EXPORTADORA DO BRASIL E DE MINAS GERAIS SOB A ABORDAGEM DA COMPLEXIDADE ENTRE 2000 E 2013

Helder Lara Ferreira Filho, Jefferson Fraga, Breno Filippe Oliveira Cabido

O objetivo deste artigo é analisar a pauta de exportação do Brasil e de Minas Gerais sob a Abordagem da Complexidade. Além da análise setorial, verificamos o Espaço do Produto brasileiro e mineiro, com enfoque no conceito de Vantagem Comparativa Revelada, e também o Índice de Complexidade Econômica. A partir disso, observa-se que a pauta exportadora de ambos tem ficado mais concentrada em poucos produtos, e de menor intensidade tecnológica; ambos têm se situado predominantemente na periferia do Espaço do Produto e precisam traçar estratégias no sentido de desenvolver novas capacitações e aprimorar as já existentes.

Vol.1 - Pags.: 59-81 Download PDF Pôster Economia

A IMPORTÂNCIA DOS MULTIPLICADORES DE ENDIVIDAMENTO PARA DETERMINAÇÃO DO INVESTIMENTO AGREGADO SETORIAL: Uma Análise Para a Economia Brasileira No Período de 2000 a 2008

Michel Cândido De Souza, Ramon Goulart Cunha, Fernanda Finotti Cordeiro Perobelli, Fernando Salgueiro Perobelli

O objetivo deste trabalho é avaliar a estrutura evolutiva de endividamento das principais empresas de capital aberto da economia brasileira. Além disso, busca-se por meio deste estudo analisar como tal estrutura de endividamento impacta o investimento agregado. O método de insumo-produto foi utilizado como forma de captar a relação sistêmica da configuração da dívida das empresas brasileiras e em sequência uma análise em painel é realizada. Os resultados apontam para a importância dos multiplicadores de longo prazo na determinação do investimento agregado setorial. De forma contrária, os multiplicadores de curto prazo e Patrimônio Líquido não foram estatisticamente significativos.

Vol.1 - Pags.: 82-102 Download PDF Apresentação Oral Economia

A MOEDA SOCIAL E O FORTALECIMENTO DO ESPAÇO DIFERENCIAL NA PERIFERIA

Gustavo Resgala

Esta reflexão visa explorar as relações entre pobreza urbana e desenvolvimento, abordando o processo de produção do espaço periférico urbano e a criação de moedas sociais locais. A análise tem em vista a classificação de Lefebvre dos diferentes processos componentes da produção do espaço junto à distinção entre urbano enquanto processo socioespacial emancipatório e urbano industrial, advindo unicamente da lógica de industrialização. Assim, experiências comunitárias de questionar o sistema monetário (e demais aspectos da lógica hegemônica) e de promover alterações locais nas relações econômicas, sociais e políticas, configuram a demarcação de um território onde ganha força a diferença e a criatividade.

Vol.1 - Pags.: 103-120 Download PDF Apresentação Oral Economia

A pobreza extrema e a diversificação econômica dos municípios de Minas Gerais: uma análise espacial

Cassiano Ricardo Dalberto

Este trabalho visa caracterizar no espaço a pobreza extrema nos municípios de Minas Gerais, segundo informações de 2010, bem como analisar possíveis processos de dependência espacial do fenômeno e suas relações com outras variáveis socioeconômicas, em especial com a diversidade produtiva das cidades. Para tanto, são utilizadas diferentes técnicas de análise de clusters, além de regressões econométricas espaciais. Os resultados apontam uma notável polarização norte-sul da miséria no Estado, bem como sugerem que municípios mais diversificados tendem a ter menor incidência desta. Ainda, verifica-se que tal fenômeno pode se disseminar e se reforçar através de um processo de defasagem espacial.

Vol.1 - Pags.: 121-143 Download PDF Apresentação Oral Economia

Abertura Financeira, Acumulação de Capital e Produtividade nos Países em Desenvolvimento

Aderbal Damasceno, Dyeggo Guedes

Resumo Esse trabalho desenvolve uma análise empírica sobre as relações entre abertura financeira, acumulação de capital e produtividade. Utilizando dados para 88 países em desenvolvimento durante o período 1980-2009, serão estimadas equações de crescimento para o estoque capital e produtividade. O trabalho contribui para a literatura em 3 dimensões: i) utiliza ampla amostra de países em desenvolvimento durante longo período; ii) utiliza medidas mais acuradas de estoque de  capital e produtividade; iii) testa um amplo conjunto de relações não lineares. Os resultados sugerem: i) não há evidências de que a abertura financeira estimula o crescimento do estoque de capital e da produtividade; ii) não há evidências de que o efeito da abertura financeira sobre o crescimento do estoque de capital e da produtividade depende das características políticas, institucionais e econômicas nos países da amostra.

Vol.1 - Pags.: 144-166 Download PDF Apresentação Oral Economia

ACESSO A CRÉDITO PARA MICROEMPRESAS E A ATUAÇÃO PROGRAMA OPORTUNIDADES PARA A MAIORIA DO BID NO BRASIL: UM ESTUDO DO CASO BDMG ACREDITA

Anderson Cavalcante, Manuela Cardoso Leitão

O presente trabalho avalia o BDMG Acredita, um programa de direcionamento de crédito que intermedia recursos do Oportunidades para a Maioria, do BID, para fomento de atividades econômicas de pequenas e microempresas. Após avaliação, concluiu-se que o programa foi capaz de direcionar seus desembolsos ao público-alvo, mas não da forma prevista. Desde Outubro de 2014, o produto apresenta altos índices de inadimplência, contrastando com a percepção de clientes de que é adequado para a realidade das microempresas. As hipóteses para tal ineficiência são as falhas na estratégia de oferta, o não acompanhamento dos clientes e a crise brasileira.

Vol.1 - Pags.: 167-192 Download PDF Pôster Economia

ADMITIDOS E DEMITIDOS NO NORTE DE MINAS: UMA ANÁLISE DAS CARACTERÍSTICAS DESSES TRABALHADORES NO ATUAL PERÍODO DE RECESSÃO ECONÔMICA

Maira Paulo, Rogerio Souza, Warley Cardoso

O mercado de trabalho tem uma forte ligação com os ciclos econômicos da economia, onde a oferta de emprego oscila em consonância com a evolução do PIB. Diante do momento enfrentado por todo Brasil, é importante verificando as flutuações ocorridas desde os momentos que antecederam o inicio da recessão econômica até o momento atual no Norte de Minas e compreender as características dos trabalhadores admitidos e demitidos nessa região. Foram utilizadas análises descritivas a partir dos dados do CAGED do Ministério do Trabalho entre janeiro de 2013 a fevereiro de 2016.

Vol.1 - Pags.: 193-212 Download PDF Pôster Economia

ANALÍSE DA DINÂMICA DO SETOR AGROPECUÁRIO EM MINAS GERAIS NO PERÍODO 2000-2010

Aline Mello, Bernardo Campolina

Para entender a estrutura e dinâmica do setor agrícola em Minas Gerais, utiliza-se o método Shift-Share para análise da variação no valor de produção a nível regional nos anos de 2000 e 2010, desagregando as fontes dessa variação. A hipótese é de que há diferenciações regionais provocadas, particularmente, pela expansão agrícola nos Cerrados. Os resultados mostram que há importantes diferenças regionais no estado e a expansão da produção, principalmente nas áreas de cerrado, esteve associada ao aumento da área ocupada pela agropecuária e não a um aumento da produtividade, que embora seja significativo não foi o principal fator de crescimento.

Vol.1 - Pags.: 213-238 Download PDF Apresentação Oral Economia

ANÁLISE DA EFICIÊNCIA DOS MUNICÍPIOS DE MINAS GERAIS: UMA ABORDAGEM SOBRE O IMRS NO ANO DE 2010

Vasconcelos Reis Wakim, Elizete Aparecida De Magalhães, Adriano Provezano Gomes

Este estudo objetivou verificar se as ações desenvolvidas pelo poder público estão sendo eficientes na promoção de práticas ambientalmente e socialmente corretas que promovam a maximização do bem-estar. A técnica empregada foi a Data Envelopment Analysis. Na sequência, estimou-se um modelo Tobit para identificar os determinantes dos escores de eficiência. Como principais resultados, foram encontrados 17 municípios com eficiência máxima e foram identificadas como variáveis relevantes para explicar os escores, a densidade populacional, proporção de população urbana e existência de conselho municipal de meio ambiente. Concluiu-se que os municípios ineficientes devem aperfeiçoar a forma de desenvolver as suas ações socioambientais para que possam ter um desempenho mais satisfatório, melhorando, portanto, a sua Responsabilidade Social.

Vol.1 - Pags.: 239-257 Download PDF Pôster Economia

ANÁLISE DO DESENVOLVIMENTO REGIONAL SOB A OTICA DA RELAÇÃO ENTRE PREFERÊNCIA PELA LIQUIDEZ E O CRÉDITO PARA INOVAÇÃO NOS MUNICÍPIOS MINEIROS, 2000 a 2012

Daniela Almeida Raposo Torres, Filipe Carvalho Vieira, Aline Cristina Cruz, Norberto Martins Vieira, Débora Cristina Silva Ribeiro, Letícia Aparecida Dos Santos Macedo

O artigo objetiva identificar a relação de dependência entre o sistema financeiro e o sistema de inovação para os municípios do estado de Minas Gerais entre 2000 e 2012, com base na literatura Keynesiana e Schumpeteriana. Os resultados empíricos confirmam a importância de ciência, da renda interna bruta municipal e do crédito financeiro para aumentos no índice de progresso tecnológico das economias municipais mineiras. Conclui-se pela necessidade de adoção de políticas de estímulo ao desenvolvimento tanto do sistema financeiro, quanto do sistema regional de inovações da economia, visando elevar o crescimento de maneira sustentável nas localidades em voga.

Vol.1 - Pags.: 258-283 Download PDF Apresentação Oral Economia

ANÁLISE ESPACIAL DOS GASTOS COM EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO HUMANO NO ESTADO DE MINAS GERAIS

Jéssica Maria Lopes Ribeiro, Maria Elizete Gonçalves, Luciene Rodrigues, Maria Ivanilde Pereira Santos

Minas Gerais caracteriza-se por uma grande heterogeneidade socioeconômica entre e inter-regional. A proposta desse estudo é verificar se houve redução das disparidades regionais relacionadas ao desenvolvimento, entre 2000 e 2010, e se há associação espacial entre os gastos em educação e desenvolvimento. Além da análise descritiva e de correlação, foi aplicada a análise espacial (AEDE). Os principais resultados mostram que existe dependência espacial nos municípios (e mesorregiões) do estado de Minas Gerais, quando se consideram os gastos per capita com educação e o IDH-M. É possível afirmar que a localização geográfica é importante na determinação do desenvolvimento econômico e humano.

Vol.1 - Pags.: 284-300 Download PDF Apresentação Oral Economia

As Dimensões da Pobreza no Distrito Federal e suas Políticas de Enfrentamento

Thiago Mendes Rosa, Flávio De Oliveira Gonçalves, Keli Rodrigues De Andrade, Luiz Rubens Camara De Araújo

O objetivo desse trabalho foi identificar as dimensões mais relevantes da pobreza entre as famílias do Distrito Federal, a partir do Cadastro Único. Diferentemente do que tem sido comum na literatura, as dimensões da pobreza foram extraídas endogenamente, a partir de uma análise fatorial por componentes principais, aplicada às características socioeconômicas das famílias. O estudo identificou cinco dimensões que caracterizam a pobreza no DF, listadas em ordem de importância: i) condições de habitação; ii) acesso ao ensino médio; iii) existência de dependência infantil na família; iv) vulnerabilidade financeira (trabalho formal e renda); e v) acesso ao ensino fundamental.

Vol.1 - Pags.: 301-327 Download PDF Apresentação Oral Economia

AS ESTRUTURAS FAMILIARES AFETAM O DESEMPENHO ESCOLAR NO BRASIL?

Jayne Cecília Martins, Evandro Camargos Teixeira

O presente artigo deseja relacionar educação com o perfil da família. Buscamos verificar a hipótese de que as mudanças nas estruturas familiares afetam o desempenho escolar dos alunos. Como o desempenho escolar pode ser afetado por características individuais e infraestrutura da escola, utilizaremos o modelo hierárquico com dois níveis. Os resultados encontrados corroboram com a hipótese, ou seja, diferentes estruturas familiares afetam o desempenho dos alunos do 5º e 9º ano do ensino fundamental, porém, o mesmo não pode ser atribuído aos indivíduos do 3º do ensino médio.  E ainda, é necessário destacar que os indivíduos provindos de lares monoparentais possuem menor desempenho comparado aos demais.

Vol.1 - Pags.: 328-348 Download PDF Apresentação Oral Economia

Atributos urbanos e condição de ocupação da população economicamente ativa de Minas Gerais: uma análise multinível

Lediany Freitas De Campos, Nildred Stael Fernandes Martins, Ana Maria Hermeto Camilo De Oliveira, Rodrigo Ferreira Simões

O objetivo é analisar como o nível de desenvolvimento urbano das estruturas produtivas das microrregiões de Minas Gerais afeta a probabilidade de um indivíduo estar ou não ocupado no mercado de trabalho. Para tanto, estimou-se um modelo logístico hierárquico de dois níveis, com dados do Censo (2010). Constatou-se que a probabilidade do indivíduo estar ocupado é maior se ele for homem, branco, residir na área rural, ser mais velho e mais escolarizado. Ademais, os atributos urbanos das microrregiões, por meio da taxa de urbanização e da densidade de serviços modernos, têm influência positiva sobre a condição de ocupação dos indivíduos, porém, pouco representativa, comparada aos atributos individuais.

Vol.1 - Pags.: 349-365 Download PDF Apresentação Oral Economia

Avaliação do Desempenho Escolar dos Estudantes da Região Nordeste que Realizaram o ENEM: Uma Análise com Modelos Hierárquicos.

Gustavo Lobo, Francisco Cassuce, Jader Cirino

Neste trabalho construiu-se um modelo hierárquico em dois níveis, compreendendo tanto variáveis referentes ao background familiar do aluno (1° nível) quanto do tipo de escola (2° nível), a fim de identificar os fatores determinantes do desempenho escolar e qual a proporção explicada da variância total das notas por cada agrupamento. Utilizaram-se os microdados do ENEM para alunos nordestinos do 3° ano do ensino médio na prova de matemática em 2013. Verificou-se que 15.28% da variância total das notas é explicada pelas diferenças entre escolas e variáveis como a escolaridade dos pais e nível de renda, tiveram impactos positivos no desempenho.

Vol.1 - Pags.: 366-382 Download PDF Apresentação Oral Economia

Cachaça “Região de Salinas”: Uma Indicação Geográfica de Procedência em Construção

Bruno Perosa, Clesio Marcelino De Jesus, Antonio Cesar Ortega

O artigo analisa os principais elementos envolvidos na formação do arranjo produtivo da cachaça em Minas Gerais. Analisou-se o processo de articulação com vistas à constituição da Indicação de Procedência da Cachaça Artesanal denominada “Região de Salinas”. A metodologia compreendeu revisão bibliográfica, análise de documentos de organizações representativas e estudo de caso por meio de entrevistas. Constatou-se que além de constituir uma atividade econômica importante para a região, a produção de cachaça está fortemente vinculada a outros aspectos da identidade local, constituindo-se, assim, uma ideia guia com potencial impacto sobre desenvolvimento territorial por meio de outras atividades econômicas.

Vol.1 - Pags.: 383-400 Download PDF Pôster Economia

CARACTERIZAÇÃO DEMOGRÁFICA E SOCIOECONOMICA DA POPULAÇÃO ATINGIDA PELO ROMPIMENTO DA BARRAGEM DO FUNDÃO

Fabiana Araújo, Eduardo Motta, Luciana Servo, Harley Silva, Ian Almeida, Júlia Calazans

Esse trabalho tem como objetivo apresentar algumas características da população atingida pelo rompimento da barragem de contenção de rejeitos da mineradora Samarco, no Município de Mariana, Minas Gerais. Ao mesmo tempo, busca apresentar uma caracterização desse tipo de barragem e apresentar algumas características da empresa diretamente responsável por sua gestão. Os municípios atingidos, localizados na Bacia do Rio Doce, são de pequeno e médio porte e, em sua maioria, apresentam indicadores socioeconômicos inferiores à média do Estado. Desses, apenas Mariana tinha empresa diretamente relacionada a atividade mineradora. A mineração, especialmente de minério de ferro, pode afetar territórios inteiros. Seus impactos são subdimensionados nos momentos que entram em operação.

Vol.1 - Pags.: 401-419 Download PDF Apresentação Oral Economia

CENTRALIDADE E DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL DAS ATIVIDADES DO SETOR FINANCEIRO EM MINAS GERAIS

Igor Santos Tupy, Fernanda Faria Silva, Marco Aurélio Crocco

Este artigo analisa a distribuição espacial das atividades financeiras entre os municípios de Minas Gerais à luz da Teoria do Lugar Central a partir da construção de um indicador de desenvolvimento para as atividades financeiras (IDAF), usando Análise de Componentes Principais, e da estimação de um modelo espacial. Os resultados encontrados corroboram a relevância da centralidade como determinante da configuração locacional das atividades financeiras no estado de Minas Gerais, evidenciando a importância das economias externas, sobretudo economias de localização devido à especialização e economias de urbanização ligadas à estrutura de transporte e comunicação e de serviços públicos.

Vol.1 - Pags.: 420-446 Download PDF Apresentação Oral Economia

COMPETITIVIDADE DAS EXPORTAÇÕES MINEIRAS: UMA ANÁLISE POR NÍVEL DE INTENSIDADE TECNOLÓGICA NO PERÍODO 2001/2014

Norberto Martins Vieira, Igor Luiz Soares De Souza

Utilizou-se o método de Constant Market Share, desagregando o crescimento das exportações em três efeitos distintos: efeito crescimento mundial, efeito destino e efeito competitividade. Como resultados, observou-se que apesar dos produtos de maior valor adicionado, de maior intensidade tecnológica, estarem ganhando competitividade no cenário internacional, sua baixa representatividade na pauta exportadora de MG faz com que tal crescimento possua pouca relevância para o estudo. Por outro lado, as matérias-primas cresceram principalmente pelo efeito de crescimento do comércio mundial, confirmando a premissa de que pode existir um processo de desindustrialização não só no estado de Minas Gerais, mas no Brasil todo.

Vol.1 - Pags.: 447-468 Download PDF Apresentação Oral Economia

Competitividade e Gap Tecnológico – uma análise comparativa entre Brasil e países europeus selecionados

Tatiana Massaroli Melo

Este artigo analisa os padrões de comportamento inovativo de diferentes países com o propósito de verificar a existência de um gap tecnológico entre o Brasil e os países tecnologicamente mais dinâmicos desta amostra, os quais serão chamados de fronteira tecnológica. A metodologia proposta consiste na análise de correspondência, realizada a partir de um conjunto de indicadores de inovação elaborados com base na Pesquisa de Inovação Tecnológica (PINTEC) do IBGE e do CommunityInnovationSurvey (CIS). Com base em quatro indicadores de inovação setoriais construídos para o Brasil e um conjunto de dez países europeus, foram elaboradas as análises de correspondência, considerando as seguintes dimensões: (i) país-indicador; (ii) setor-indicador.

Vol.1 - Pags.: 469-486 Download PDF Apresentação Oral Economia

Custo econômico da energia em Minas Gerais: Impactos das elevações de tarifas entre 2011 e 2015

Kênia Barreiro De Souza, Aline Souza Magalhães, Terciane Sabadini Carvalho, Edson Paulo Domingues

O primeiro semestre de 2015 foi marcado por elevações nos preços de energia elétrica, fruto dos problemas de geração hídrica e da utilização de geração térmica na oferta de energia. Neste contexto, o objetivo deste trabalho é analisar os impactos econômicos das mudanças nos preços da energia elétrica em Minas Gerais, identificando o papel das modificações de preços por categoria de consumo. Utilizando um modelo de equilíbrio geral computável, as simulações mostram que ajustes de preços em direção ao consumo final tendem a ser menos negativos do que as elevações de preços de energia sobre setores produtivos, especialmente na indústria.

Vol.1 - Pags.: 487-509 Download PDF Apresentação Oral Economia

DA UNIÃO MONETÁRIA EUROPEIA À CRISE DO EURO: UM DEBATE A PARTIR DA TEORIA CARTALISTA DA MOEDA

Patrícia Nasser De Carvalho, Patricia De Carvalho

No auge da crise econômica europeia, em setembro de 2011, completou cinquenta anos que o ensaio do economista canadense, Robert Mundell, sobre a Teoria das Áreas Monetárias Ótimas (AMO) foi publicado. Mundell argumentou, em síntese, que para a realização de uma união monetária, os trabalhadores e os capitais deveriam estar aptos a se mover dentro das fronteiras da maneira mais livre possível. Além disso, a sua teoria previa que as taxas de câmbio fixas seriam mais apropriadas para áreas intimamente integradas por meio de trocas comerciais. No atual contexto de crise econômica da zona do euro, na qual aparentemente as condições admitidas por Mundell encontram mais dificuldades, os políticos europeus vêm apresentando propostas para maior coordenação entre as suas políticas econômicas sem muito sucesso. Neste sentido, a proposta deste trabalho é debater a Teoria AMO e inseri-la dentro deste contexto de crise que a Europa vive. Entende-se que a Teoria AMO é limitada em sua capacidade de explicar a integração monetária europeia e a crise do euro, em particular, porque está pautada na teoria metalista da moeda. Defende-se aqui a tese de que outra concepção de moeda, baseada na abordagem cartalista, é mais consistente para a compreensão da fragilidade fundamental da AMO e, consequentemente, da crise zona do euro.

Vol.1 - Pags.: 510-533 Download PDF Apresentação Oral Economia

Desenvolvimento e potencial de clusters criativos para as cidades médias brasileiras

Guilherme Leite Paiva, Gabriel Vaz De Melo

Este estudo investiga a presença de clusters criativos nos municípios médios brasileiros em 2010 e pretende avançar na metodologia de identificação proposta por Machado, Simões e Diniz (2013). A análise das cidades médias evidencia a criação de tipologias e diferenças nos padrões das aglomerações criativas. Utilizou-se o método multivariado de fuzzy cluster aplicado a indicadores construídos e diferentes dados disponibilizados pelo IBGE, DATASUS e FINBRA. A partir de critérios específicos foram escolhidos um total de seis clusters para a amostra. Analisou-se à disposição, localização geográfica e os resultados encontrados para cada cluster, sendo que quatro apresentaram um padrão mais aparente.

Vol.1 - Pags.: 534-559 Download PDF Pôster Economia

DESIGUALDADE NOS TERRITÓRIOS DE DESENVOLVIMENTO DE MINAS GERAIS: PERÍODO 2000 A 2013

Carla Souza, Raimundo Leal Filho, Raquel Viana

O presente trabalho pretende observar os traços gerais da desigualdade intra e inter-regional em Minas Gerais com relação à distribuição da atividade produtiva e da renda per capita, segundo os Territórios de Desenvolvimento, no período de 2000 a 2013. Para esse estudo foram utilizados alguns dos principais indicadores de desigualdade regional que permitem identificar padrões e tendências da desigualdade inter e intraregional, tais como o coeficiente de variação ponderado de Williamson e o índice de Theil. Os primeiros resultados demonstram que, no caso de Minas Gerais no período considerado, o crescimento econômico tende a concentrou ainda mais as atividades, principalmente, no território metropolitano.

Vol.1 - Pags.: 560-585 Download PDF Apresentação Oral Economia

DETERMINANTES DA ESCOLHA OCUPACIONAL NO BRASIL URBANO E RURAL

Camila Alvarenga, Marcelo José Braga

Este trabalho investiga os fatores que influenciam a escolha ocupacional no Brasil. Os grupos de ocupação considerados são: empreendedor––––es, trabalhadores de subsistência, trabalhadores formais e trabalhadores informais. São utilizados os microdados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) de 2013. Os resultados indicam que a atividade empreendedora no Brasil não é intensiva em capital humano, sugerindo que: (i) a mão de obra qualificada brasileira é avessa ao risco; (ii) empreendedores por necessidade são representativos da classe empreendedora. No meio rural, onde o trabalho para subsistência tem maior aderência, mulheres não casadas têm maior probabilidade de produzir para consumo próprio.

Vol.1 - Pags.: 586-602 Download PDF Apresentação Oral Economia

DETERMINANTES DAS CHANCES DE INSERÇÃO EM FAIXAS SALARIAIS DO INDIVÍDUO OCUPADO NO ESTADO DE MINAS GERAIS NO ANO DE 2010

Aline Cristina Cruz, Pedro Henrique Abreu Paiva, Diego Camargo Botassio

O objetivo deste trabalho é analisar como as características socioeconômicas e demográficas do trabalhador de Minas Gerais afetam sua probabilidade de compor específicas faixas salariais. Para tal, utiliza-se o Censo Demográfico de 2010 a partir do modelo Logit para estimação das regressões. Os resultados indicam que indivíduos do sexo masculino, brancos com ensino superior completo, alocados no setor financeiro e residentes no Triângulo Mineiro possuem maior probabilidade de compor faixas salariais de níveis elevados em relação aos demais. Em suma, a qualificação do trabalhador prevalece como essencial determinante de melhores oportunidades no mercado de trabalho estadual.

Vol.1 - Pags.: 603-625 Download PDF Apresentação Oral Economia

DETERMINANTES DAS TAXAS DE LUCRO E DE ACUMULAÇÃO NO BRASIL: OS FATORES ESTRUTURAIS DA DETERIORAÇÃO CONJUNTURAL DE 2014-2015

Miguel Bruno, Ricardo Caffe

As tendências das taxas de lucro e de acumulação são indicadores fundamentais nas análises das crises econômicas. Essas variáveis respondem pelas trajetórias de crescimento econômico e são condicionadas pela distribuição funcional da renda. A deterioração da conjuntura macroeconômica a partir de 2014, no Brasil, tem sido frequentemente atribuída pela ortodoxia a erros inerentes à chamada "nova matriz" de política econômica. Entretanto, o exame das taxas de lucro e de acumulação, imediatamente após o impacto da crise americana em 2009, aponta para a reafirmação de fatores estruturais, característicos da economia brasileira atual, que não poderiam ser superados por medidas anticíclicas.

Vol.1 - Pags.: 626-646 Download PDF Apresentação Oral Economia

Determinantes do rendimento das mulheres no mercado de trabalho mineiro: uma abordagem por regressão quantílica

Bárbara Coelho, Felipe Lacerda Diniz Leroy, Lorena Rayssa De Andrade Sapori, Marconi Martins De Laia, Heloisa Gonçalves Albanes, Claudio Burian Wanderley

Este artigo analisa os determinantes da remuneração feminina para as doze mesorregiões de Minas Gerais, utilizando dados do Censo 2010. Atualmente, as mulheres possuem participação significativa no mercado de trabalho, são importantes fontes de renda para a família e para a economia. Apesar das diferenças socioeconômicas das regiões analisadas, os resultados indicam que variáveis como idade e escolaridade tem um efeito positivo sobre a remuneração. Quanto ao número de filhos, a cor e a vivência com um cônjuge, esses impactam negativamente renda a mulher.

Vol.1 - Pags.: 647-671 Download PDF Apresentação Oral Economia

Diferencial Salarial Intrasetorial no Brasil: Decompondo o diferencial salarial entre os trabalhadores da indústria automobilista de Betim e de São Bernardo do Campo

Guilherme Marques Moura

O presente trabalho propõe uma análise dos diferenciais salariais regionais, entre Betim e São Bernardo do Campo, dentro da indústria automobilística. O objetivo é investigar se indivíduos com características similares são remunerados diferentemente nas duas cidades. Para tal, utiliza-se da Decomposição de Oaxaca-Blinder, da Decomposição de Juhn, Murphy e Pierce, de Regressões Quantílicas e da Decomposição Quantílica. Os resultados indicam que grande parte do diferencial existente entre os salários médios é dada pela localização geográfica do empregado, independente do quantil de renda ou do ano. Não obstante, o trabalho realizado preencher uma lacuna dentro da pesquisa de diferenciais salariais intrasetoriais.

Vol.1 - Pags.: 672-693 Download PDF Apresentação Oral Economia

DINÂMICA DAS REVOLUÇÕES TECNOLÓGICAS: Mudança técnica, dinâmica industrial e transformações do capitalismo

Eduardo Albuquerque

Este artigo busca colocar a discussão contemporânea sobre revoluções tecnológicas em perspectiva histórica. A primeira seção apresenta Marx como um pioneiro na descrição de revoluções tecnológicas, a segunda seção apresenta a elaboração de Kondratiev e sua incorporação por Schumpeter, a terceira sumariza os debates no pós-guerra e a emergência de elaboração neo-schumpeterina, a quarta seção organiza um diálogo entre a elaboração neo-schumpeteriana e a abordagem dos ciclos sistêmicos de acumulação para lidar com periodizações do capitalismo e a sexta seção conjectura sobre especificidades da revolução tecnológica atual.

Vol.1 - Pags.: 694-719 Download PDF Apresentação Oral Economia

Dinâmica endógena de firmas formadas por agentes em rede: uma análise exploratória

Bernardo Furtado, Alexandre Messa, Isaque Eberhardt, Aguinaldo Maciente

Este artigo parte da ideia de que a firma é o meio institucional para que trabalhadores atuem em conjunto e obtenham ganhos de escala, para em seguida investigar o processo de agregação de indivíduos em firmas, e identificar a dinâmica resultante. Um modelo baseado em agentes em rede é adaptado a partir de Axtell (2013) e simulado para o caso de Belo Horizonte e municípios vizinhos, com duas opções de associação em rede dos trabalhadores. Os resultados replicam dados empíricos agregados e caracterizam maior volatilidade intrínseca no modelo cuja rede de contatos é restrita a seu próprio município.

Vol.1 - Pags.: 720-737 Download PDF Apresentação Oral Economia

DISCRIMINAÇÃO DE GÊNERO NO MERCADO DE TRABALHO: UMA ANÁLISE SETORIAL PARA O SUDESTE

Larissa Giardini Simões

Investiga-se de que maneira indivíduos com atributos produtivos semelhantes mas de diferentes gêneros são remunerados de forma distinta, de acordo com o setor produtivo que estão inseridos. São estimados: densidade dos rendimentos; decomposição Oaxaca-Blinder do diferencial de rendimentos para quantificar a discriminação por setor; e modelo hierárquico, que inclui à equação de rendimentos variáveis de nível setorial (intensidade setorial masculina e de graduados). Foram encontrados diferentes perfis de discriminação em cada setor, mas esses não podem ser explicados pela intensidade setorial masculina e de graduados. Encontram-se variações salariais explicadas pelo enquadramento setorial e as intensidades explicam 63,05% da variância de rendimento encontrada entre os setores.

Vol.1 - Pags.: 738-754 Download PDF Pôster Economia

DISSEMINAÇÃO DE INFORMAÇÕES E PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS EM SISTEMAS SOCIOECOLÓGICOS: ANÁLISE DO PERÍMETRO DE IRRIGAÇÃO GORUTUBA, MINAS GERAIS

Rafael Campos, Dênis Cunha, Newton Bueno

O objetivo deste estudo foi o de identificar se, por meio de apenas líderes de opinião, se é possível disseminar informações e novas práticas sustentáveis no Perímetro de Irrigação Gorutuba, no semiárido do norte de Minas Gerais. Metodologicamente, as abordagens de Dinâmica de Sistemas, Modelagem Baseada em Agentes e Análise de Redes Sociais foram utilizadas na construção de um modelo de simulação computacional híbrido. Os resultados permitiram concluir que políticas que visem aperfeiçoar o fluxo de informações para elevar a resiliência de sistemas desse tipo devem se basear na focalização de agentes líderes.

Vol.1 - Pags.: 755-780 Download PDF Apresentação Oral Economia

Distribuição espacial dos mamógrafos em Minas Gerais e o efeito na probabilidade da realização do exame

Júlia Almeida Calazans

Esse trabalho pretende estudar a espacialidade da oferta dos mamógrafos em MG e os impactos dessa distribuição na probabilidade de realização do exame. Os resultados encontrados são que, em média, as mulheres com plano apresentam melhores resultados. Já as mulheres sem plano de apresentam, em média, os resultados piores. Existem também grandes disparidades regionais na quantidade de equipamentos, distância e tempo de deslocamento. A região Norte apresenta os priores resultados, já a região Centro, os melhores. Belo Horizonte destaca-se por concentrar 20% dos equipamentos. O principal resultado é que o tempo de deslocamento é importante na realização exame.

Vol.1 - Pags.: 781-803 Download PDF Pôster Economia

E se o investimento realizado pela FIAT em Goiana (PE) fosse utilizado para a expansão da fábrica de Betim? Um exercício contrafactual

Guilherme Marques Moura, Luiz Felipe Oliveira Barroso

O presente trabalho propõe uma análise contrafactual de mudança locacional dos investimentos realizados pela FIAT no Brasil. O objetivo é investigar os impactos potenciais que os investimentos aportados em Goiana, Pernambuco teriam sobre sua unidade produtiva em Betim, Minas Gerais. Para tal, utiliza-se um modelo de Equilíbrio Geral Computável (EGC), construído para os municípios da Região Metropolitana de Minas Gerais. Os resultados indicam que se o investimento fosse canalizado na ampliação da fábrica em Betim, além da cidade, municípios contíguos seriam positivamente afetados, contudo as cidades mais distantes sofreriam efeitos negativos.

Vol.1 - Pags.: 804-823 Download PDF Pôster Economia

Economia da ciência e da tecnologia: uma análise sobre as capacitações científicas e tecnológicas da academia no Brasil.

Tulio Chiarini, Thiago Caliari

O objetivo mais geral desse artigo é contribuir para avanços na chamada ‘economia da ciência e da tecnologia’, encontrando elementos que ajudam a entender a produção de conhecimento científico e tecnológico no Brasil por parte das universidades e institutos de pesquisa. Para tal fim classificamos os grupos de pesquisa cadastrados no Diretório dos Grupos de Pesquisa (DGP) do CNPq e que responderam à ‘BR Survey’ de acordo com os quadrantes propostos por Stokes. Para isso são sugeridas medidas relativas de eficiência científica, tecnológica e interativa com empresas para as grandes áreas do conhecimento relevantes para o desenvolvimento industrial e tecnológico. Os resultados das análises descritivas e do modelo Logit Multinomial sugerem diferenças em relação às eficiências dos grupos de pesquisa, permitindo encontrar distinção em relação às grandes áreas do conhecimento nos distintos quadrantes propostos por Stokes.

Vol.1 - Pags.: 824-841 Download PDF Apresentação Oral Economia

EFEITOS DAS EXTERNALIDADES ESPACIAIS SOBRE O NÍVEL DE RENDA DOS MUNICÍPIOS MINEIROS

Luiz Paulo Fontes Rezende, Sara Gonçalves Antunes De Souza, Evaldo Henrique Silva

O artigo estuda os efeitos das externalidades espaciais sobre o nível de renda dos municípios de Minas Gerais. A educação, as inovações tecnológicas e a estrutura produtiva geram externalidades que aumentam renda, tendendo concentrá-la nos municípios próximos (dependência espacial) e dispersá-la nos mais distantes (heterogeneidade espacial). Para analisar estas externalidades, utilizaram-se as variáveis: renda (PIB), Índice de Desenvolvimento Humano Municipal-Educação, índice de Complexidade Econômica (ICE) de Hidalgo & Hausmann (2009) e estrutura de mercado. A regressão espacial entre estas variáveis revela que externalidade da educação sobre o nível de renda é maior do que da tecnologia e da estrutura produtiva.     Palavras-chave: Externalidades espaciais, Índice de Complexidade Econômica, Desigualdade de Renda e Minas Gerais.

Vol.1 - Pags.: 842-859 Download PDF Apresentação Oral Economia

EFICIÊNCIA TÉCNICA DAS REGIÕES SEMIÁRIDA E NÃO SEMIÁRIDA DO NORDESTE BRASILEIRO: MENSURANDO A FUNÇÃO DE META-FRONTEIRA DE PRODUÇÃO

Felipe Da Silva

Este estudo busca analisar as diferenças tecnológicas da produção agropecuária entre os municípios situados no semiárido e no não-semiárido do Nordeste brasileiro. Utiliza-se o modelo de meta-fronteira tecnológica, proposta por Battese et al. (2004) e O’Donnell et al. (2008), para responder até que ponto essas diferenças regionais influenciam na eficiência da produção e qual o seus impacto nos municípios. Constatou-se que a hipótese de que os municípios pertencentes ao semiárido e ao não-semiárido deparam-se com diferentes oportunidades de produção. Os resultados indicaram que, quando comparadas as duas regiões, o não-semiárido possui a maior eficiência técnica média com referência a meta-fronteira.

Vol.1 - Pags.: 860-884 Download PDF Apresentação Oral Economia

ESPECIALIZAÇÃO E DIVERSIFICAÇÃO PRODUTIVA: UM MODELO DE PAINEL ESPACIAL PARA A INDÚSTRIA EXTRATIVA MINERAL EM MINAS GERAIS, 2000-2010

Mariana Nahas, Rodrigo Ferreira Simões, André Braz Golgher, Luiz Carlos Santana Ribeiro

Os efeitos locais da Indústria Extrativa Mineral sobre o desenvolvimento regional são ambíguos e pouco estudos. Para contribuir ao entendimento da mineração ao nível local este artigo busca analisar os efeitos líquidos da mineração sobre a complexificação da estrutura produtiva municipal dos maiores mineradores do estado. Para tanto, foi utilizado um conjunto de indicadores de economia regional e urbana, bem como a modelagem de painel espacial. As evidências empíricas indicam que durante a década de 2000 houve perda relativa dos diferenciais regionais de especialização e concentração produtiva nos setores complexos e altamente encadeados.

Vol.1 - Pags.: 885-908 Download PDF Apresentação Oral Economia

ESTRUTURA PRODUTIVA E MERCADO DE TRABALHO NO TRIÂNGULO MINEIRO E ALTO PARANAÍBA: BALANÇO DE UMA DÉCADA

Darcilene Gomes, Soraia Aparecida Cardozo

Este artigo busca descrever os impactos das mudanças econômicas dos anos 2000 sobre o mercado de trabalho do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. Observa-se que a Mesorregião se adaptou ao novo ambiente econômico a partir do aparelho produtivo herdado. O mercado de trabalho mostrou-se bastante dinâmico. Tanto a oferta de trabalho quanto a demanda de trabalho apresentaram crescimento. A ocupação cresceu, bem como a formalização dos empregos. A taxa de desocupação caiu em quase todos os municípios. A Mesorregião experimentou queda no peso da ocupação agrícola e pequeno avanço no grau de diversificação da estrutura de emprego na região.

Vol.1 - Pags.: 909-930 Download PDF Pôster Economia

European Capital Flows: An Investor-led Approach

Robert Sweeney

This paper examines the determinants of cross-border debt flows in Europe in the 2000s from the perspective of international investors. It examines both core and peripheral regions. It finds that the emerging global bank paradigm and an arbitrage framework explain only a portion of overall debt flows. Specifically, it fails to account for key aspects of the timing and composition of debt flows. We instead put forward an explanation based institutional investment funds. Due to depressed yields on government debt and losses from the bursting of the dot-com bubble investors suffered large asset-liability mismatches. As a result investors instead moved into financial bonds for enhanced matching and leveraged and yield-seeking securitised products.

Vol.1 - Pags.: 931-953 Download PDF Apresentação Oral Economia

EVIDÊNCIAS ENTRE A QUALIDADE DAS BACIAS HIDROGRÁFICAS E AS CARACTERÍSTICAS DOS MUNICÍPIOS DE MINAS GERAIS

Suzana Bastos, Jéssyka Aparecida De Souza Diniz, Admir Antônio Betarelli Filho, Bruno Silva De Moraes Gomes

A qualidade, a escassez e a alocação dos recursos hídricos brasileiro são preocupações recorrentes no debate político. Uma forma de contribuir para esse debate é analisar a qualidade dos recursos hídricos e as características socioeconômicas de alguns municípios do Estado de Minas Gerais para o ano de 2010. Para atingir esse objetivo se desenvolve um Indicador de Qualidade da Água que permite classificar os municípios mediante a articulação de duas técnicas: Análise de Componentes Principais e Cluster. Os resultados apontam que a qualidade da água é influenciada pela vulnerabilidade a pobreza, taxa de analfabetismo, mortalidade, urbanização, tratamento inadequado de água e esgoto e expectativa de vida

Vol.1 - Pags.: 954-975 Download PDF Apresentação Oral Economia

Evidências internacionais de sonegação fiscal: uma análise empírica do modelo de Graetz, Reinganun e Wilde

Felippe Clemente, Viviani Silva Lírio

O propósito desse artigo é parametrizar o modelo seminal de Graetz, Reinganun e Wilde (1986) para dois grupos de países, G1 com baixa evasão fiscal e G2 com alta evasão fiscal. Os principais resultados mostram uma forte correlação entre a carga tributária, o custo de fiscalizar e a evasão fiscal dos países. A multa parece ter pouca eficácia na mitigação da sonegação. Assim, políticas que revisem a estrutura fiscal dos países, bem como modernize os órgãos fiscalizadores de forma a reduzir os seus custos, poderão ter efeitos positivos sobre e evasão de impostos.

Vol.1 - Pags.: 976-989 Download PDF Apresentação Oral Economia

Exclusão Financeira No Município De Três Rios – RJ: Características e Determinantes Intraurbanos

Roberto Santolin, Teófilo Henrique Pereira De Paula, José Leonardo Macrini, Cinthia Rodrigues

Aspectos estruturais do mercado local de ativos, como o grau de acesso aos bens e serviços financeiros por parte dos residentes, desempenham um papel fundamental na determinação do bem-estar econômico local. Em outros termos, a exclusão financeira, entendida em linhas gerais como a falta de acesso ou o acesso precário aos bens e serviços financeiros, debilita as relações de financiamento, dificultando o processo de criação de novos ativos. O presente trabalho tem como objetivo realizar uma avaliação do acesso a bens e serviços financeiros no município de Três Rios (RJ), procurando identificar as suas especificidades locais intraurbanas.  Espera-se que esta investigação possa contribuir para o delineamento de políticas públicas voltadas para a questão da exclusão financeira e para um aprimoramento do planejamento urbano.

Vol.1 - Pags.: 990-1009 Download PDF Apresentação Oral Economia

Export quality and economic growth in the 2000s

Gilberto Libanio, Sueli Moro

This paper examines the relationship between composition of exports and economic growth for a large set of countries, between 2000 and 2013, following the assumption that the technological structure of exports has important implications for economic development. The paper builds an index of exports quality, based on the classification by technological intensity proposed by Lall (2000): primary products, resource-based manufactures, low-tech, medium-tech and high-tech manufactures. Then, we estimate the relationship between quality of exports and economic growth by using panel data models. The results suggest that the export quality index is highly significant to explain economic growth. Between 2000 and 2008, booming demand for commodities benefited exporters of primary products and resource-based manufactures, and lower export quality is associated with higher rates of economic growth. For 2009-2013, in turn, results confirm what is expected by theory and suggest that export structures with higher technological content have brought about positive effects on economic performance.

Vol.1 - Pags.: 1010-1026 Download PDF Apresentação Oral Economia

Financiamento privado e público da inovação no Brasil: uma análise de 2004 a 2010 para os estados brasileiros

Gustavo Figueiredo Campolina Diniz, Lucio Otávio Seixas Barbosa, Douglas Alcântara Alencar

O presente estudo analisa o financiamento da inovação nos estados brasileiros no período de 2004 a 2010. A despeito do aumento do crédito concedido a pessoas jurídicas, da queda da preferência pela liquidez dos bancos e do crescimento dos gastos estaduais em P&D, o número de patentes e de desenhos industriais depositados no INPI não aumentou. Tampouco a maior produção de conhecimento foi acompanhada pelo aumento da inovação. O modelo empírico mostrou-se inadequado para captar os determinantes da inovação. Presume-se, assim, que o processo inovativo está pouco associado ao financiamento privado ou público, dependendo, basicamente, do autofinanciamento das firmas.  

Vol.1 - Pags.: 1027-1044 Download PDF Apresentação Oral Economia

Financiamento público à inovação no Brasil: contribuição para uma distribuição regional mais equilibrada?

Fernanda Esperidião, José Ricardo De Santana, Márcia Siqueira Rapini, André Luiz Da Silva Teixeira, Leandro Alves Silva

O objetivo deste trabalho é analisar o financiamento público à inovação quanto à sua distribuição regional a partir de duas fontes de informações: a Pesquisa de Inovação (PINTEC) de 2001 a 2011; e dados da FINEP e do BNDES, para o período de 2005-2014. Para avaliar a concentração regional do financiamento à inovação foram construídos três indicadores, tomando como base a quantidade de empresas beneficiadas (ICFq) e os valores apoiados (ICFv e ICFa). Observou-se que o apoio do governo à inovação manteve sua concentração na região Sudeste, especialmente quanto aos valores desse apoio. Por sua vez, as regiões Norte e Nordeste receberam financiamento por empresa inovadora menor que a média nacional. As evidências, portanto, apontam que o apoio do governo à inovação na última década não contribuiu para reverter a evidente concentração regional.Palavras-chaves: Financiamento público, inovação, Regiões Brasileiras, PINTEC.

Vol.1 - Pags.: 1045-1069 Download PDF Apresentação Oral Economia

Fontes de informação para inovação e interações entre agentes no sistema setorial da saúde: um olhar a partir das empresas de equipamentos médicos, hospitalares e odontológicos no Rio Grande do Sul

Ana Lúcia Tatsch, Mercedes Justina Lamberty

Este estudo buscou compreender as caraterísticas das empresas do segmento de equipamentos médicos, hospitalares e odontológicos localizadas no RS quanto aos seus processos inovativos. Para isto realizou-se uma pesquisa de caráter teórico-empírica. Utilizaram-se dados de fontes secundárias, especialmente do Relatório Anual de Informações Sociais (RAIS) e do Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq, e fontes primárias de informação. Optou-se por pesquisa de campo, com uma amostra de dezessete empresas, via aplicação de instrumento de pesquisa, de forma presencial, para coletar informações a cerca dos processos inovativos, interação universidade-empresa e avaliação das empresas sobre as ações de promoção para o setor. Os resultados mostraram que as empresas estão num processo crescente de desenvolvimento e inovação em produto, em processo e organizacional.

Vol.1 - Pags.: 1070-1089 Download PDF Apresentação Oral Economia

From Growth Poles to Aerotropolis: State and Large Scale Urban Projects in the Era of Finance Dominance

Renan Pereira Almeida

The paper is seen as an attempt to frame contemporary large scale urban projects in a comprehensive theoretical-historical scope, sharing the view spread in many social sciences that the distinctive aspect of our times has been the rentism and the financialisation operated by it. The key idea here is that while the large scale projects in the Fordist-Keynesian or Developmentalist times were concerned to provide a spatial fix able to cope with productive investments opportunities for capitalists, in the Neoliberal era the State became a promoter of ever-increasing rent-seeking practices for rentiers, mainly those of the financial sector. From this perspective, the political economy's implications in the urban space are that, instead of growth poles, industrial districts and large scale housing projects for labor force, now the State has been more engaged on iconic projects, urban renewal movements full of marketing discourses, sports facilities mega-projects, new public buildings, cutting dispenses on public housing and extending private loans to households, and so on. This, in turn, has been leading to the gentrification, commoditisation, financialisation and spetacularisation of cities’ life. In the case of peripheral countries, this process also has a correlation with the exhaustion of the developmentalist project and the reinforcement of the dependent condition. To operacionalize those arguments, the paper assumes connections between Economics and Politics, and between the economic power and State action. Furthermore, we use a new arrangement - the North Vector of the Metropolitan Area of Belo Horizonte, Brazilian third biggest metropolis - as a case study and empirical evidence is presented and discussed.

Vol.1 - Pags.: 1090-1115 Download PDF Apresentação Oral Economia

Goodwin cycles and the BoPC growth paradigm: A macrodynamic model of growth and fluctuations

Marwil Dávila-Fernández, Gilberto Libânio

The paper builds a non-linear macrodynamic model to study the relation between the functional distribution of income, technological progress and economic growth. In the short-term, the interaction between the productivity regime, the demand regime and the distributive conflict generates cyclical paths a la Goodwin. In the long-term, output growth rate is constrained by the balance of payments a la Thirlwall, in which the elasticities of foreign trade are modeled as a function of the complex relation between the wage-share and the innovation capabilities of the economy.

Vol.1 - Pags.: 1116-1138 Download PDF Pôster Economia

Governança das Políticas de Inovação no Brasil

Vanderleia Radaelli, Ana Paula Macedo De Avellar

Os programas de apoio à inovação se ampliaram e se diversificaram acentuadamente durante os anos 2000 no Brasil. Particularmente nas duas últimas décadas, observa-se esforços de descentralização das atividades de fomento à ciência, tecnologia e inovação (C,T&I) do âmbito federal para o estadual. Entretanto, ainda não se observa a presença de coordenação entre as diferentes esferas que atuam no desenho ou na implementação das políticas de inovação brasileiras. O objetivo do artigo é analisar a estrutura de governança das políticas de inovação no Brasil no período recente e o movimento de descentralização do fomento da esfera federal para a estadual. Dentre os resultados encontrados verificou-se que a estrutura de governança das políticas de inovação no Brasil é muito complexa e difusa, e ainda que haja um movimento de descentralização ele ainda é incipiente e com sobreposições institucionais não tornando tal estrutura de governança mais ágil e efetiva.

Vol.1 - Pags.: 1139-1155 Download PDF Apresentação Oral Economia

GOVERNANÇA E POBREZA: UMA ANÁLISE MULTIDIMENSIONAL

Daniele De Paula Liberato, Hilton Ribeiro

Devido à premissa de que boa governança é um instrumento importante para o combate à pobreza, torna-se relevante entender como a primeira afeta a segunda. O objetivo foianalisar a relação entre governança e pobreza dos países, no seu conceito multidimensional (renda, saúde e educação). Os dados utilizados são do Banco Mundial, compreendem o período de 1996-2014 e a metodologia utilizada foi de dados em painel.Os principais resultados indicam que há uma associação positiva entre governança e os indicadores socioeconômicos. Assim, participação da população, nível de liberdade e corrupção podem ser elementos importantes para a superação dessa pobreza multidimensional.

Vol.1 - Pags.: 1156-1177 Download PDF Apresentação Oral Economia

IDENTIFICANDO PRODUTORES EFICIENTES E DE REFERÊNCIA NA PECUÁRIA LEITEIRA EM MINAS GERAIS

Gabriel Teixeira Ervilha, Adriano Provezano Gomes

Diante do destaque da pecuária leiteira em Minas Gerais, este estudo propõe identificar as unidades produtoras eficientes e de referência (benchmarks), de forma a facilitar o processo de difusão de práticas eficientes. Para isso, a metodologia DEA e suas extensões foram aplicadas a dados de 659 propriedades do Projeto Educampo Leite. Os resultados demonstram a importância de se produzir eficientemente e que práticas eficientes devem ser difundidas no segmento produtivo leiteiro, independentemente do nível produtivo e localização, direcionando os programas de extensão rural, criando um ciclo virtuoso, não somente para o produtor, mas para toda a cadeia produtiva do leite.

Vol.1 - Pags.: 1178-1202 Download PDF Pôster Economia

Implicações energéticas do uso da terra e das políticas de transporte no Brasil

Andressa Lemes Proque, Gervásio Ferreira Dos Santos

O objetivo deste artigo é avaliar a distribuição espacial do uso da terra e das políticas de transporte urbano sobre a eficiência energética na economia brasileira. As características do processo de desenvolvimento urbano têm influência sobre o consumo de energia. As cidades mais compactas e com maior densidade populacional urbana consomem menos energia per capita, devido à menor dependência dos automóveis. A fundamentação teórica está baseada no modelo padrão de Economia Urbana descrito por Alonso (1964), Mills (1967) e Muth (1969). A partir de uma média de dados de cinco cidades brasileiras, calibrou-se um modelo numérico de simulação urbana para gerar uma cidade monocêntrica representativa. As simulações de política energética mostraram que a interação entre eficiência energética e a estrutura espacial das cidades deve ser considerada na avaliação do uso do solo e das políticas de transporte no Brasil.

Vol.1 - Pags.: 1203-1228 Download PDF Apresentação Oral Economia

Índice de Preços Hedônicos para Apartamentos: Belo Horizonte, 1995-2012

Luiz Andrés Paixão

Esse trabalho tem como objetivos discutir as metodologias hedônicas para a construção de índices de preços aplicá-las para uma base de dados do município de Belo Horizonte, entre 1995 e 2012. Os resultados apontam uma intensa valorização imobiliária em Belo Horizonte, a partir de 2005, impulsionada pelo aumento na oferta de crédito imobiliário, que se tornou possível após as melhorias no instituto de alienação fiduciária, em 2004. Além disso, a redução nas taxas de juros, o crescimento econômico e o aumento da renda real das famílias também contribuíram para boa performance do preço dos imóveis.

Vol.1 - Pags.: 1229-1249 Download PDF Apresentação Oral Economia

Inflação e Preços Relativos da Economia Brasileira: Uma Abordagem Setorial

Hugo Carcanholo

O objetivo deste trabalho é investigar a relação entre a taxa de inflação da economia brasileira e a volatilidade dos preços relativos tanto a nível global (considerando todos os setores), quanto a nível setorial (para os nove setores abarcados pelo IPCA) entre Agosto de 1999 e Janeiro de 2016. Para tanto foram utilizados três metodologias: i- estimação por MQO para a relação entre a taxa de inflação e a volatilidade dos preços relativos, tal como testar a hipótese de rigidez nominal, ii- teste de causalidade de Granger entre a taxa de inflação e a volatilidade dos preços relativos e iii- vetores auto regressivos com ênfase na função resposta impulso e decomposição da variância do erro de previsão. As conclusões do trabalho sugerem que existe uma relação positiva entre a taxa de inflação e a volatilidade dos preços relativos da economia brasileira, tal como a não aceitação da hipótese de rigidez nominal. Isto, no entanto, não é válido a nível setorial devido às diferenças estruturais da economia brasileira.

Vol.1 - Pags.: 1250-1268 Download PDF Apresentação Oral Economia

Inovação na indústria brasileira: uma análise a partir dos dados de um painel de empresas da Sondagem de Inovação

Gilberto Libanio, Candido Guerra Ferreira, Ana Valéria Carneiro Dias, Ulisses Pereira Dos Santos, Anna Carolina Londe

Este artigo analisa o desempenho inovativo da indústria brasileira no período 2010-2015, a partir dos dados da Sondagem de Inovação, cujo universo compreende empresas da indústria extrativa e de transformação com mais de 500 empregados. Neste trabalho, a amostra analisada consiste em um painel fixo de 105 empresas que responderam a pelo menos 20 edições da Sondagem (de um total de 24 realizadas no período). Os resultados indicam uma queda considerável da atividade de inovação entre as empresas industriais pesquisadas ao longo do período, com a taxa de inovação apresentando um movimento de queda acentuada entre o primeiro trimestre de 2010 e o quarto trimestre de 2015. Não obstante, verifica-se, no período em questão, relativa estabilidade no número de doutores e mestres ocupados exclusivamente em P&D, bem como nos gastos em P&D interno e externo como percentual do faturamento

Vol.1 - Pags.: 1269-1290 Download PDF Pôster Economia

INOVAÇÃO NO SETOR DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DE MINAS GERAIS – Uma análise a partir de processos, estrutura, gestão e recursos humanos

Daniel Paulino Teixeira Lopes, Allan Claudius Queiroz Barbosa, Élida Patrícia De Souza, Glauciene Silva Martins

O objetivo deste estudo consiste em entender elementos ligados a estrutura, processos, gestão e recursos humanos que proporcionam a inovação no setor de Tecnologia de Informação de Minas Gerais. A discussão teórica abrange a inovação em serviços intensivos em conhecimento e aspectos que vão além dos comumente analisados nas pesquisas fundamentadas no Manual de Oslo. Baseando-se na realização de um survey, conclui-se que as organizações inovam em diversas frentes, possuem equipes qualificadas e dão importância estratégica à inovação, embora não a tenham perfeitamente estruturada e gerenciada. Isso sinaliza possíveis estratégias necessárias ao apoio e fomento à inovação em Minas Gerais.

Vol.1 - Pags.: 1291-1313 Download PDF Apresentação Oral Economia

INSERÇÃO REGIONAL DA ECONOMIA BRASILEIRA NO COMÉRCIO MUNDIAL: VERIFICAÇÃO DAS EVIDÊNCIAS DE COMMODITIZAÇÃO DAS EXPORTAÇÕES ESTADUAIS

Danielle Evelyn De Carvalho, Talles Girardi De Mendonça

O presente estudo tem como objetivo analisar o processo de reprimarização ou commoditização da pauta de exportações dos estados brasileiros no período de 1996 a 2014, considerando-se o comércio dos produtos básicos, semimanufaturados e manufaturados. Para isso, empregou-se o Índice de Vantagem Comparativa Revelada de Lafay e o Índice de Competitividade Revelada. Além disso, utilizou-se de correlações do Índice de Vantagem Comparativa Revelada de Lafay com taxa de câmbio, taxa de juros, Produto Nacional Bruto (PNB) mundial e preço internacional das commodities. Obteve-se como resultado uma possível commoditização da pauta de exportações da maioria dos estados brasileiros.

Vol.1 - Pags.: 1314-1337 Download PDF Apresentação Oral Economia

INVESTIMENTOS ESTRUTURANTES E DESIGUALDADES REGIONAIS NA REGIÃO NORDESTE DO BRASIL

Luiz Carlos Ribeiro, Edson Domingues, Fernando Perobellli

O objetivo deste artigo é avaliar os impactos regionais de longo prazo da implantação de três refinarias de petróleo anunciadas para a região Nordeste do Brasil por meio de um modelo inter-regional de Equilíbrio Geral Computável. O impacto sobre o PIB regional, entre 2006 e 2027, traria um efeito adicional para as microrregiões de Rosário-MA, Fortaleza-CE e Suape-PE, sedes das refinarias, de 5,79%, 0,05% e 1,42%, respectivamente. No entanto, a implantação dessas três refinarias provocaria aumento das disparidades intrarregionais. Por outro lado, no longo prazo, esses investimentos contribuiriam para a região Nordeste aumentar sua participação relativa no PIB brasileiro.

Vol.1 - Pags.: 1338-1361 Download PDF Apresentação Oral Economia

MENSURANDO SISTEMAS NACIONAIS DE INOVAÇÃO: evidências a partir da análise multivariada de dados

Camila Maria De Andrade Tolentino

Para compreendermos as transformações econômicas e sociais de um conjunto heterogêneo de países, um possível caminho seria nos voltarmos para sua dinâmica tecnológica. Uma vez que indicadores tradicionais nos dizem pouco sobre sua capacidade de inovar, o presente estudo se propõe a construir um indicador para os sistemas nacionais de inovação (NSI) por meio de análise multivariada de dados. Assim, busca-se enfatizar seu caráter sistêmico na construção de uma medida que nos permita compará-los em termos da capacidade de geração de inovações. A análise culmina na construção de um ranking de países com base no indicador construído.

Vol.1 - Pags.: 1362-1378 Download PDF Apresentação Oral Economia

Mineração e urbanização no Sudeste Paraense: notas sobre a produção do espaço urbano e a financeirização da vida cotidiana

Ana Carolina Campos De Melo

Num contexto de urbanização extensiva, onde o tecido urbano tende a se alastrar de forma ampla e contínua, integrando cada vez mais os espaços regionais em redes globais, o objetivo deste trabalho é explorar a relação atual entre urbanização e mineração na região de Carajás, no Sudeste Paraense. Nossa hipótese é de que há uma aproximação cada vez maior entre a esfera financeira e processos de transformação no uso do solo e, de que esses eventos têm sido mais evidentes em regiões de extração de recursos naturais. Através do caso de Parauapebas, evidenciamos a natureza desigual dos processos contemporâneos de urbanização e a articulação progressiva da vida cotidiana aos fluxos financeiros.

Vol.1 - Pags.: 1379-1392 Download PDF Apresentação Oral Economia

MODELO ZONA FRANCA DE MANAUS: UM ESTUDO DA SUA PRODUTIVIDADE

Renilson Rodrigues Da Silva, Marcos Paulo De Oliveira Reis

O presente trabalho tem como objetivo verificar a aplicação da Lei de Kaldor-Verdoorn ao Polo industrial de Manaus (PIM). Essa lei trata da relação entre a produção e a produtividade. Para efeitos de comparação, foi calculada a produtividade para o Brasil. A forma de cálculo da produtividade seguiu o modelo da contabilidade do crescimento, com taxas de variações. Utilizou-se o método de séries temporais, aplicando-se os modelos VAR e de Correção de Erros. De acordo com os resultados, confirmou-se a aplicação da Lei de Kaldor-Verdoorn ao PIM. Os resultados sugerem que os aumentos na produção impactam, positivamente, na produtividade total dos fatores, embora a transmissão desses efeitos seja lenta. Confirmou-se a existência de economias de escala estáticas e dinâmicas no polo, o que abre precedentes para questionar as críticas históricas das quais o modelo Zona Franca de Manaus sempre foi alvo.

Vol.1 - Pags.: 1393-1419 Download PDF Apresentação Oral Economia

MUDANÇA NA COMPOSIÇÃO SETORIAL DA RENDA, NO EMPREGO E SALÁRIOS: CONSEQUÊNCIAS SOBRE A EVOLUÇÃO DA DISTRIBUIÇÃO FUNCIONAL DA RENDA NO BRASIL (1995-2009)

Bárbara Cardoso Dias, Ana Urraca Ruiz

Este trabalho observou empiricamente se é possível associar, no caso brasileiro, a evolução da participação das rendas do trabalho na economia às transformações registradas na estrutura produtiva durante o período 1995-2009. Foi realizada uma decomposição da variação da parcela do trabalho na renda agregada entre 1995 e 2009 em cinco efeitos: dois efeitos que mediram a influência da mudança da composição setorial e três efeitos causados por variações intrassetoriais no emprego e salário. Os resultados apontaram que houve uma importante contribuição dos efeitos relacionados à mudança estrutural para a evolução da participação das rendas do trabalho na economia.

Vol.1 - Pags.: 1420-1445 Download PDF Apresentação Oral Economia

Mudanças sociais no Brasil neodesenvolvimentista a partir de uma análise da relação entre Estado, economia e sociedade

Jaime León

O objetivo é discutir como a estratégia "neodesenvolvimentista" determina a mobilidade social no Brasil. Dois são os eixos teóricos: (i) a discussão sobre "hegemonia" em Gramsci e em Poulantzas e (ii) a caracterização de Florestan Fernandes sobre economias dependentes. Vale observar as premissas: (i) o neodesenvolvimentismo é fruto de uma disputa de poder entre classes e frações de classe dentro do Estado sobredeterminada por interesses econômicos forâneos e assentados na exploração interna do trabalho e (ii) para os trabalhadores, o critério de inserção na ordem social é baseado nas possibilidades de valorização através do trabalho" e da possessão de bens.

Vol.1 - Pags.: 1446-1464 Download PDF Apresentação Oral Economia

O Ciclo das Commodities e Crescimento Regional Desigual no Brasil: uma aplicação de Equilíbrio Geral Computável (EGC)

Celso Bissoli Sessa, Thiago Cavalcante Simonato, Edson Paulo Domingues

Os princípios do desenvolvimento desigual são importantes para a compreensão darealidade regional brasileira, que apresenta contornos peculiares pela dependência em relação àexportação de commodities. Dada a rigidez locacional e a volatilidade dos preços característicadesse mercado, a distribuição espacial dos impactos dessas atividades assume importância napersistência das desigualdades regionais. Este trabalho avança com o uso do modelo IMAGEM-B(Integrated Multi-Regional Applied General Equilibrium Model - Brazil), configurado para captaros impactos dos choques nas commodities. A análise permite concluir que esse movimento reforçauma trajetória de concentração espacial ou de acirramento de desigualdades regionais.

Vol.1 - Pags.: 1465-1490 Download PDF Apresentação Oral Economia

O COMPORTAMENTO DOS RENDIMENTOS DAS APOSENTADORIAS E PENSÕES NA RENDA DOMICILIAR PER CAPITA – BRASIL E SUAS REGIÕES – 2004 A 2014

Carina Diane Nakatani Macêdo, Carlos Roberto Ferreira, Solange De Cássia Inforzato De Souza, Flávio Braga De Almeida Gabriel

O objetivo deste trabalho é avaliar a contribuição das aposentadorias e pensões na distribuição de renda no Brasil e suas regiões, de 2004 a 2014. Foram utilizados dados da PNAD e a metodologia de Decomposição do índice de Gini. As aposentadorias e pensões foram divididas em três categorias (até um salário mínimo, acima e outras). Os resultados mostram que as aposentadorias e pensões acima de um salário mínimo são regressivas, porém contribuíram com 14,45% na desconcentração de renda do período, pois diminuíram sua participação. Conclui-se que todas as categorias colaboraram na desconcentração da renda para o Brasil e suas regiões.

Vol.1 - Pags.: 1491-1511 Download PDF Apresentação Oral Economia

O efeito do perfil do diretor escolar sobre a proficiência dos alunos no Estado de Minas Gerais

Bianca Vieira Benedicto, Evandro Camargos Teixeira

O presente texto emprega o modelo de regressão hierárquico em dois níveis (multinível) com o objetivo de avaliar o impacto que as características pessoais e gerenciais dos diretores escolares apresentam sobre a proficiência dos alunos do 3° ano do ensino médio do Estado de Minas Gerais em 2013. Verifica-se que o perfil do diretor está relacionado positivamente com o desempenho escolar tanto em língua portuguesa quanto em matemática. A partir dos resultados, sugere-se um maior investimento em programas de educação continuada dos diretores, dado que a escolaridade está associada à melhor proficiência. 

Vol.1 - Pags.: 1512-1531 Download PDF Apresentação Oral Economia

O espaço da festa, do poder e do excedente nas ocupações da RMBH

Ana Luíza Farage Silva, Laura De Almeida Botega, Roberto Luís De Melo Monte-Mór

A tríade lefebvriana do espaço da festa, do poder e do excedente é ressaltada por Monte-Mor (1994) e discutida em vários trabalhos posteriores. Sob essa perspectiva, o artigo discute esses espaços nas ocupações da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). Enquanto um espaço de resistência, as ocupações lutam pelo acesso a esses direitos à cidade representados pela festa, pelo poder e pelo excedente. Embora a princípio as ocupações pareçam estar renegadas desse direito, pode-se interpretar a resistência como uma aproximação do poder hegemônico, reforçado pelas redes de contato e de luta pelo acesso à moradia e ao direito à cidade.

Vol.1 - Pags.: 1532-1550 Download PDF Apresentação Oral Economia

O Impacto do Pronaf na Produção Agrícola de Minas Gerais: uma análise utilizando regressão quantílica

Bárbara Cristina Sacramento Coelho, Elisa Pereira Barbosa, Felipe Lacerda Diniz Leroy, Heloísa Gonçalves Albanez, Marconi Martins De Laia

Este trabalho busca determinar o impacto do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF) na produção agrícola de Minas Gerais no ano de 2012. A metodologia empregada foi a regressão quantílica e os resultados mostraram que o Pronaf teve efeito positivo sobre as produções de café, milho e feijão. Para a mandioca e a cana-de-açúcar, o crédito não gerou aumento de produção, pois a primeira mostrou forte característica cultural em seu processo sendo destinada à subsistência, enquanto a cana-de-açúcar demandou altos custos de produção e beneficiamento, inviabilizando a produção familiar.

Vol.1 - Pags.: 1551-1570 Download PDF Pôster Economia

O MERCADO DE TRABALHO DO AGRONEGÓCIO MINEIRO – ESTRUTURA, PERFIL E RENDIMENTOS COM BASE NA PNAD CONTÍNUA

Nicole Rennó Castro, Geraldo Sant'ana De Camargo Barros, Leandro Gilio, Alexandre Nunes De Almeida

O objetivo desta pesquisa foi dimensionar o mercado de trabalho do agronegócio mineiro, avaliar o perfil dos trabalhadores e o diferencial de rendimentos quanto a outros setores econômicos, partindo da PNAD-Continua e metodologia do CEPEA/ESALQ/USP. Entre os principais resultados, observou-se que, em 2014, o agronegócio representou 26% das ocupações no estado. Os trabalhadores do agronegócio apresentam baixa escolaridade e elevada informalidade, resultados influenciados pelo segmento primário. Constatou-se, pelo método de Oaxaca-Blinder, que existe um diferencial médio nos rendimentos de 40%, entre trabalhadores do agronegócio e dos demais setores, sendo metade deste gap explicada pelas próprias características dos trabalhadores do setor.

Vol.1 - Pags.: 1571-1591 Download PDF Apresentação Oral Economia

O potencial da agricultura familiar das comunidades rurais atingidas pela mineração nos municípios de Alvorada de Minas, Conceição do Mato Dentro e Dom Joaquim: os entraves para o desenvolvimento rural em bases sustentáveis

Viviane Guimarães Pereira, Gabriela Belleze, Kalahan Battiston, Samanta Borges Pereira, Carlos Alberto Máximo Pimenta

Esta pesquisa tem como objeto de estudo as comunidades rurais de Alvorada de Minas, Conceição do Mato Dentro e Dom Joaquim, atingidas pela mineração por meio do projeto Minas-Rio. O trabalho consiste na caracterização da agricultura familiar na região, com relação às suas formas de organização, produção e comercialização, bem como, com relação ao uso da terra e água, e como o atingimento destas comunidades rurais pela mineração interfere negativamente no desenvolvimento rural da região, em bases sustentáveis e territoriais. Metodologicamente, a pesquisa foi realizada através de pesquisa de campo realizada pela equipe do Núcleo Travessia, que adotou como instrumentos de pesquisa métodos qualitativos como entrevistas, conversação e observação.

Vol.1 - Pags.: 1592-1609 Download PDF Apresentação Oral Economia

O processo de financeirização da economia brasileira no período de 1995 e 2014

Flávia Carvalho De Moraes E Silva

O presente trabalho analisa o processo de financeirização brasileiro com objetivo de identificar se o país está em um regime de acumulação dominado pelo capital financeiro. O estudo apresenta forte indícios de que a economia brasileira passou por este processo nos últimos anos e desta forma o setor financeiro apresenta papel central na economia. A primeira parte apresenta uma análise teórica do processo de financeirização e a consequência deste para o crescimento de um país. Em seguida é analisado especificamente o caso brasileiro através de uma análise tanto histórica quanto qualitativa de dados macroeconômicos selecionados.

Vol.1 - Pags.: 1610-1627 Download PDF Apresentação Oral Economia

OBESIDADE E TRIBUTAÇÃO SOBRE BEBIDAS AÇUCARADAS: SIMULACÃO DOS IMPACTOS ECONÔMICOS A PARTIR DA ANÁLISE INSUMO-PRODUTO

Larissa Barbosa Cardoso, Giacomo Balbnotto Neto, Flaviane Souza Santiago, Kênia Barreiro De Souza, Rafael Morais De Souza

Dada o crescente interesse pela taxação de bebidas açucaradas, este artigo estima e discute os efeitos e implicações desta medida, com enfoque em variáveis macroeconômicas e setoriais, considerando as relações produtivas e as questões distributivas associadas a esta política. Foi utilizado um modelo de insumo produto de preços de Leontief com dados para 2009 para a economia brasileira. Os resultados encontrados mostram que a criação de uma taxação de 10% sobre o valor adicionado do setor de bebidas açucaradas provoca uma contração de 2,84% em seu valor bruto da produção, enquanto a economia como um todo reduz em 0,017%.  

Vol.1 - Pags.: 1628-1647 Download PDF Apresentação Oral Economia

OS DOIS CIRCUITOS URBANOS DA ECONOMIA DO AÇAI NA REGIÃO METROPOLITANA DE BELÉM: Dinâmica histórica e configuração atual

Danilo Fernandes

De uma cidade primaz integrada com o interior da Amazônia através de rios, a Região Metropolitana de Belém (RMB) emerge nas últimas décadas como um importante elo de interligação entre as cidades ribeirinhas do interior do estuário amazônico e os centros urbanos nacionais e internacionais de produtos regionais. Objetivando aprofundar os estudos sobre essa atual dinâmica de expansão das relações de centralidade da economia urbana da RMB, busca-se nesse trabalho avançar numa caracterização dos chamados circuitos espaciais produtivos de um dos principais produtos que simbolizam o contexto atual de complexificação da economia urbana da RMB no cenário regional, nacional e internacional de produtos da biodiversidade amazônica: o açaí.

Vol.1 - Pags.: 1648-1667 Download PDF Apresentação Oral Economia

PADRÃO E DETERMINANTES DA ESTRUTURA URBANA DAS MICRORREGIÕES BRASILEIRAS

Gabriel Alves De Sampaio Morais, Diogo Brito Sobreira, João Eustáquio De Lima

Uma melhor estrutura urbana está associada com melhores índices de desenvolvimento. Nessa perspectiva, neste artigo procurou-se encontrar os fatores do desenvolvimento urbano das microrregiões brasileiras. Para isso, utilizou-se a técnica de estatística multivariada de análise fatorial para encontrar padrões de desenvolvimento relacionados a estrutura urbana. Em seguida foi construído um índice da estrutura urbana (IEU), o qual nos permitiu fazer um ranking das 558 microrregiões brasileiras e classificá-las em alto, médio e baixo grau de estrutura urbana. Foi possível extrair cinco fatores comuns que explicam 72,58% da variância total dos dados originais. A maioria das microrregiões, 50%, foram classificadas com baixo grau de estrutura urbana, enquanto 14,69% das microrregiões foram classificadas com alto grau de estrutura, estando a maior parte na região Sudeste, cerca de 92,68%. Os estados de São Paulo e Minas Gerais lideraram o ranking com o maior número de microrregiões com alto grau de estrutura urbana. O contrário ocorreu para a região Norte, a qual não obteve microrregiões classificadas com alto grau de estrutura.

Vol.1 - Pags.: 1668-1686 Download PDF Apresentação Oral Economia

Perfil do emprego formal dos profissionais de saúde de Minas Gerais nos anos 2000

Camila Lins Rodrigues, Juliana Bacelar De Araújo, Valéria De Jesus Coelho Ferreira Dos Santos

Este artigo analisa as características dos profissionais assalariados das ocupações de nível superior da área da saúde em MG. São apresentados o perfil demográfico destes trabalhadores e sua inserção (tipo de vínculo, esfera empregatícia, remuneração). As informações foram obtidas na base da RAIS-MTE (2004 e 2013). A hipótese é que o perfil do emprego destes trabalhadores sofreu alterações nas últimas décadas devido a mudanças na organização da oferta dos serviços de saúde e na dinâmica do mercado de trabalho. Destaca-se o peso do setor público na empregabilidade destes profissionais e a tendência à municipalização da oferta dos serviços de saúde.

Vol.1 - Pags.: 1687-1709 Download PDF Apresentação Oral Economia

Pobreza na terceira idade: uma avalição da pobreza brasileira entre a população idosa em 2013

Alexandre Oliveira Ribeiro, Mariangela Furlan Antigo

Com base nos conceitos de capacitações e funcionamentos, este artigo analisa a multidimensionalidade da privação no Brasil no ano de 2013, fazendo uma comparação da incidência e a intensidade da pobreza observada entre os idosos e aquela percebida na população geral, a partir de um índice de pobreza multidimensional que inclui 13 indicadores e quatro dimensões: educação, acesso a serviços básicos, habitação e saúde. São apresentados resultados para o país como um todo e para as cinco grandes regiões brasileiras.

Vol.1 - Pags.: 1710-1731 Download PDF Pôster Economia

Produção de conhecimento tecnológico, inovação e desenvolvimento: construção de índices de complexidade utilizando patentes

Clara Silva Coelho

Este trabalho busca alterar a aplicação da abordagem da complexidade formulada originalmente por Hidalgo et al (2007) para análise da produção de conhecimento tecnológico, medido através de patentes. São calculados os índices de complexidade para as patentes, compatibilizadas por setores e para os países. Os resultados apontam deficiências dos indicadores, especialmente do índice de tecnologias, devido principalmente a problemas de representatividade e outros e outros problemas advindos do uso de patentes. Os testes feitos para o índice de complexidade de países indicam que os países não aproveitam suas capacidades tecnológicas, mas essa hipótese ainda deve ser corroborada por outras análises.

Vol.1 - Pags.: 1732-1755 Download PDF Pôster Economia

Quem são os trabalhadores domésticos em Minas Gerais? Análise dos determinantes do trabalhador doméstico e da formalização desta categoria no mercado de trabalho.

Raquel Pereira Pontes, Marcio Nora Barbosa, Viviani Silva Lírio

Em 2013 foi aprovado a Emenda Constitucional 72, ampliando os direitos dos trabalhadores domésticos no Brasil. Nesse contexto, este estudo busca averiguar as características dos indivíduos no estado de Minas Gerais e no Brasil, que proporcionam chances de serem trabalhadores domésticos e em uma segunda análise, a chance dos trabalhadores domésticos de terem carteira assinada. Para atingir o objetivo, utilizou-se dados da PNAD 2014 e o método econométrico Logit. Os principais resultados demonstraram que ter carteira assinada diminui a chance de ser trabalhador doméstico, e dado que é trabalhador doméstico, quanto maior a idade, dias trabalhados na semana maior a probabilidade de serem formalizados.

Vol.1 - Pags.: 1756-1776 Download PDF Apresentação Oral Economia

Reflexões sobre as oportunidades de pesquisa e de aplicação da Dinâmica de Sistemas no campo dos Sistemas de Inovação

Mauricio Uriona Maldonado, Caroline Rodrigues Vaz

A Dinâmica de Sistemas – system dynamics – tem sido utilizada em diversas áreas do conhecimento, contudo o seu uso ainda é reduzido no campo da inovação, embora a literatura prévia evidencie potenciais vantagens neste campo. O artigo tem por objetivo reintroduzir a dinâmica de sistemas à comunidade acadêmica na área da inovação e mais especificamente, na área dos sistemas de inovação, e nesta linha, apresentar as oportunidades de pesquisa. Conclui-se que a dinâmica de sistemas e os sistemas de inovação possuem premissas similares, e que existem amplas oportunidades de pesquisa.

Vol.1 - Pags.: 1777-1796 Download PDF Apresentação Oral Economia

Resiliência Econômica e Impactos Regionais de Crises Financeiras: análise sobre as respostas dos estados brasileiros – 2007/08.

Igor Tupy, Marco Aurélio Crocco, Fernanda Faria Silva

Este artigo analisa os impactos diferenciados da crise financeira global de 2007/2008 sobre os estados brasileiros. Examinou-se os padrões diferenciados de resistência e recuperação da atividade econômica a partir do emprego formal e da produção industrial com a construção de dois indicadores – Índice de Sensibilidade e Índice de Recuperação – e a estimação de uma “Equação de Resiliência” utilizando o modelo SUR (Regressões Aparentemente Não-Relacionadas). Os resultados evidenciam a heterogeneidade nos impactos do choque recessivo comum sobre os estados brasileiros, que ocorreram em termos de amplitude, timming, duração dos efeitos sobre a atividade econômica, bem como de resistência e recuperação.

Vol.1 - Pags.: 1797-1823 Download PDF Pôster Economia

Sistemas Nacionais de Inovação, restrição no balanço de pagamentos e crescimento econômico: evidências empíricas

Jefferson Souza Fraga, Marwil J. Dávila Fernández

O trabalho contribui para a literatura de crescimento com restrição no balanço de pagamentos ao investigar a relação entre os Sistemas Nacionais de Inovação (SNI) e a restrição externa em uma análise para Brasil, Índia e China. As estimações das elasticidades-renda de exportações e importações a nível setorial dão suporte à lei de Thirlwall. A análise por Vetores Auto Regressivos sugere que é possível estabelecer um vínculo entre ambos os conceitos. Palavras-chave: Crescimento econômico, Lei de Thirlwall, Sistemas Nacionais de Inovação, Restrição externa, Mudança estrutural.

Vol.1 - Pags.: 1824-1843 Download PDF Apresentação Oral Economia

Taxa de câmbio real e preços de commodities no Brasil

Rodrigo Da Silva Souza, Leonardo Bornacki De Mattos, João Eustáquio De Lima

O objetivo deste trabalho é analisar a relação entre a taxa de câmbio real e os preços internacionais das principais commodities exportadas pelo Brasil, assim como investigar fatores estruturais que determinam a intensidade dessa relação. Os resultados sugerem que a moeda brasileira é uma commodity currency. Fatores como abertura comercial e dependência em relação às exportações de commodities se mostraram variáveis estratégicas na administração dos efeitos dos choques exógenos nos preços das commodities sobre a taxa de câmbio real.

Vol.1 - Pags.: 1844-1865 Download PDF Apresentação Oral Economia

The Urban Dynamics of Financial Services: Centralities in the Metropolis

Anderson Cavalcante, Renan Almeida, Nathaniel Baker

The objective of this paper is to elaborate arguments to consistently relate the dynamics of financial capital and the urban space. It is first argued that financial services follow a concentration-centralisation logic, with highly specialised services being offered at central places in the urban space, and less complex services with a more dispersed pattern. This characteristic promotes a centralised-deconcentration effect on the urban structure: the dispersal of services and urban amenities reduces transport costs and improves urban balance in a few places, while complex services are usually highly centralised, therefore promoting unbalanced (centre-periphery) urban development. In order to understand the balance between these two effects, this paper proposes an empirical study over localisation of banks, land valuation and some social features in the metropolitan area of Belo Horizonte, in Brazil.

Vol.1 - Pags.: 1866-1891 Download PDF Apresentação Oral Economia

Trabalho informal em Diamantina: estudo de caso dos miçangueiros

Desiane Aparecida Pereira

Este artigo tem por objetivo apresentar e analisar o perfil dos miçangueiros que atuam no espaço urbano do município de Diamantina (MG). Os procedimentos metodológicos envolveram pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo com a realização de entrevistas. Pode-se apontar que o comércio de rua apresenta relativa vitalidade e diversidade de produtos, que envolvem desde artesanatos, produtos processados ou in natura como legumes e frutas. Este caso, em específico, é conhecido popularmente como miçangueiro e trata-se de um profissional que geralmente têm laços com o meio rural, usando da venda direta de produtos agrícolas como estratégia de reprodução social – como forma de garantia de trabalho e renda. Palavras chaves: venda direta, produtos agrícolas, espaço urbano  

Vol.1 - Pags.: 1892-1904 Download PDF Pôster Economia

Twin Deficits hypothesis: evidence from Brazil

Tullia Maria Ribeiro Oliveira Erseni, Cleiton Silva De Jesus

The primary purpose of this paper is to test, through a VAR approach, the validity of the twin deficits hypothesis in Brazil. Additionally, we will test whether the real exchange rate operates as a transmission mechanism from fiscal deficit to current account deficit. The main results do not support the twin deficits hypothesis, because a worsening in the budget deficit improves the current account directly and indirectly (through currency devaluation). We also found evidence that current account deficit shocks worsens the public sector fiscal position between the second and third year.

Vol.1 - Pags.: 1905-1917 Download PDF Apresentação Oral Economia

Uma Nova Configuração no Sistema Financeiro

Luccas Attílio

As crises financeiras que abalaram os mercados globais nas últimas décadas tiveram suas origens em programas de liberalização financeira defendidos desde os anos 70 para países em desenvolvimento. Observou-se que após essas crises as economias atingidas foram socorridas por instituições internacionais que impuseram rigorosas condicionalidades para serem seguidas para que os empréstimos de socorro se efetuassem. Procurando meios alternativos de superar as adversidades econômicas, bem como para ganharem maior voz na governança global, nações em desenvolvimento têm se aproximado diplomaticamente, economicamente e politicamente através da reformulação de instituições financeiras, da criação de outras e um maior ímpeto de ação econômica das existentes. O artigo defende que uma maior integração regional vem ocorrendo desde a crise de 2007 e que a consubstanciação desse processo é benéfica não somente para os países envolvidos, como para todo o sistema financeiro internacional.

Vol.1 - Pags.: 1918-1932 Download PDF Pôster Economia

Uma nova metodologia de decomposição da taxa de crescimento do PIB pelo lado da demanda

José Bruno Fevereiro

Este artigo propõe uma metodologia alternativa para o cálculo das contribuições dos componentes da demanda para o crescimento do PIB, em que, a partir da utilização de matrizes insumo-produto (MIPs) e de tabelas de recursos e usos (TRUs), a demanda final de cada componente que foram supridas por produtos importados já são descontadas a priori do cálculo das contribuições de cada componente. Desse modo, a soma das contribuições dos componentes da demanda final (consumo das famílias, consumo do governo, investimento e exportações) será igual à taxa de crescimento do PIB, sem que seja imputar a posteriori uma contribuição para as importações para que a soma das contribuições se iguale ao crescimento do PIB, tal qual é feito convencionalmente. No fim, estimativas para o período 2001-2015 para o Brasil são apresentadas.

Vol.1 - Pags.: 1933-1948 Download PDF Apresentação Oral Economia

URBANIZAÇÃO PLANETÁRIA OU REVOLUÇÃO URBANA? DE VOLTA À HIPÓTESE DA URBANIZAÇÃO COMPLETA DA SOCIEDADE

Rodrigo Castriota

O caráter planetário do urbano parece inquestionável diante dos discursos hegemônicos contemporâneos que atestam o privilégio irrevogável das cidades. Este trabalho apresenta a contra-narrativa da urbanização planetária a partir dos trabalhos de Brenner e Schmid, sua crítica ao discurso da era urbana e ao papel da cidade como ideologia e suas teses em urbanização rumo a uma nova epistemologia do urbano. Tendo como referência os trabalhos de Henri Lefebvre e Roberto Monte-Mór, apresentamos fricções e pontos de diálogo com as teorizações clássicas do urbano e da urbanização extensiva por uma perspectiva mais ampla da hipótese de urbanização completa da sociedade.

Vol.1 - Pags.: 1949-1970 Download PDF Apresentação Oral Economia

Valorização recente do salário mínimo e seu impacto no crescimento dos rendimentos dos trabalhadores desprotegidos (2003 – 2012)

Christian Duarte Caldeira

O presente artigo analisa a relação entre a valorização do salário mínimo e o aumento dos rendimentos dos trabalhadores desprotegidos na economia brasileira entre 2003 e 2012. Através de estatísticas descritivas e da análise das estimativas de densidade de Kernel, usando a PNAD, testou-se a hipótese de três canais de transmissão: o deslocamento da massa de rendimentos; o “efeito-farol”; e a compressão da distribuição salarial. Concluiu-se que, com a valorização, o salário mínimo cumpriu seu papel fundamental de piso ao produzir efeitos dinâmicos sobre a renda de todos os trabalhadores, impactando positivamente também a renda daqueles desprotegidos da legislação trabalhista.

Vol.1 - Pags.: 1971-1988 Download PDF Pôster Economia


FICHA CATALOGRÁFICA

S471d
2016

Seminário sobre a economia mineira (17.: 2016 : Diamantina, MG)
XVII Seminário sobre a economia mineira [recurso eletrônico]: anais.  Belo Horizonte: UFMG/Cedeplar, 2016.

 

Período de realização de 29 de agosto a 3 de setembro de 2016.

 

Disponível também on-line.
www.cedeplar.ufmg.br

 

1. Minas Gerais - Condições econômicas - Congressos. 2. Minas Gerais - População - Congressos. I. Universidade Federal de Minas Gerais. Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional.  II. Título.

 

CDD: 330.98151


UFMG/FACE
Av. Antônio Carlos, 6627 - 3º andar
31270-901 - Belo Horizonte, MG
Tel: ++ 55 31 3409-7084 - Fax: ++ 55 31 3409-7203
e-mail: seminarios@cedeplar.ufmg.br
www.cedeplar.ufmg.br

▪ As ideias e apresentação dos trabalhos são de inteira responsabilidade dos autores.


Problema com seu trabalho publicado nos anais?


Contato para Informações e Dúvidas:

seminarios@cedeplar.ufmg.br