Informações e Inscrições

> Período de inscrições nos minicursos: 14 a 28 de junho de 2024.
Os minicursos possuem vagas limitadas. Por isso, caso tenham mais inscritos que vagas, será realizado um sorteio dos participantes.
> Informamos que o Young Scholars Initiative (YSI/INET) poderá fornecer ajuda de custo de acomodação e deslocamento até Diamantina para estudantes de fora de Belo Horizonte selecionados no “Minicurso 3: Economia, meio ambiente, transformação ecológica e possíveis futuros“. Você pode solicitá-la (após inscrito no minicurso) no link https://ysi.ineteconomics.org/event/ysi-desajuste-ecological-economics-workshop/

Minicurso 1: Atenção Especializada e sua Importância nas Redes de Atenção
19/08 e 20/08 – 09h às 17h15

A Atenção Especializada desempenha um papel fundamental nas Redes de Atenção à Saúde, atendendo casos mais complexos e garantindo um cuidado mais específico e especializado. O trabalho em rede, integrando os diferentes níveis de atenção e garantindo a referência e contrarreferência, fortalece o Sistema Único de Saúde e proporciona um atendimento mais humanizado e resolutivo.

Minicurso 2: Novas Abordagens Avançadas em Estimativas com Grades Populacionais
19/08 e 20/08 – 09h às 17h15

De caráter introdutório, este Minicurso tem como objetivo apresentar as principais grades populacionais hoje produzidas por projetos globais. Ênfase será dada a uma leitura crítica destas grades a partir da importância de se considerar os contextos locais ao abordar a produção de dados de população, sejam eles econômicos, sociais, culturais e/ou ambientais.

EMENTA MINICURSO 2

19/08 e 20/08 – 09h às 17h15

O objetivo deste minicurso é dar um panorama geral de possíveis metodologias para se estudar questões relacionadas a meio ambiente e transformação ecológica dentro do campo da economia, discutindo possíveis modelos econômicos para o futuro a partir das lógicas apresentadas. O minicurso aborda diferentes modelos teóricos e quantitativos, bem como métodos qualitativos. Será apresentada também a estrutura base de dados ambientais no Brasil.

EMENTA MINICURSO 3

Minicurso 4: Python
19/08 e 20/08 – 09h às 17h15

Esse curso é para Ciência de Dados, voltado a profissionais e estudantes que buscam aprimorar-se nas mais recentes tecnologias de código aberto no tratamento e análise de bases de dados.

EMENTA MINICURSO 4

Minicurso 5: Ciência Cidadã: potencializando a participação comunitária no ciclo da pesquisa
19/08 – 14h às 17h15

Familiarizar os presentes nos conceitos de ciência cidadã, seus potenciais usos e aplicações nas ciências humanas. Promover a reflexão dos presentes sobre a importância de incluir cidadãos como coparticipantes das pesquisas acadêmicas em todas as fases do ciclo da pesquisa, além dos benefícios e limitações da ciência cidadã.

EMENTA MINICURSO 5

Minicurso 5A: Impacto social na prática: introdução ao advocacy para pesquisadores
20/08 – 09h às 12h

Familiarizar os alunos nos conceitos de advocacy e canais de influência em políticas públicas. Promover a reflexão sobre formas de potencializar o uso da pesquisa acadêmica nas políticas públicas.

EMENTA MINICURSO 5A

Minicurso 6: A PINTEC semestral
20/08 – 09h às 17h15

O Minicurso pretende apresentar aos assistentes os princípios básicos sobre concepção, implementação e utilização dos resultados de pesquisas empíricas sobre inovação de modo a habilitá-los para serem bons usuários de trabalhos desta natureza. O minicurso terá como como referência uma iniciativa pioneira em andamento: o projeto Pesquisa de Inovação Semestral – PINTEC Semestral-, uma parceria entre IBGE, UFRJ e ABDI que está realizando sete ciclos de pesquisa sobre inovação e temas associados (tecnologias digitais e práticas sustentáveis) junto a uma amostra representativa das empresas industriais brasileiras com mais de 100 empregados. Serão abordados os seguintes temas: conceitos, metodologia e desenvolvimento de questionário e pesquisa de campo; desenvolvimento e implementação do campo; planejamento de geração de resultados e plano tabular; resultados observados e possibilidades de utilização para fins de investigação de trabalhos acadêmicos.

EMENTA MINICURSO 6