Buscar Certificados:
Trajeto DIAMANTINA <<< BH (Volta) – Saída 24/08 Sábado às 9h. Tolerância 15 minutos
Local de embarque: Rua do Bicame, 751 – em frente ao DER (Departamento de Estradas e Rodagem)
Local de desembarque: Terminal Turístico JK (Belo Horizonte)
Para o retorno de Diamantina a Belo Horizonte, é obrigatório que todos embarquem no mesmo ônibus que os trouxe de Belo Horizonte.
Atenção: Se o seu nome não está na lista, é porque, na seção “Optante pelo meio de transporte/ônibus especial”, você selecionou “não”. Infelizmente, todas as vagas no ônibus especial oferecido pelo evento já foram preenchidas.
Informamos que, em Diamantina, não haverá serviço de transfer entre o local de desembarque e os hotéis/pousadas, nem entre os hotéis/pousadas e o local de embarque para o retorno.
18.08.2024
TARDE
Ônibus 1 – 18-08-2024 – 14h (Minicursos)
Ônibus 2 – 18-08-2024 – 14h (Minicursos)
20.08.2024
MANHÃ
TARDE
Fique atento: aplicativos como Uber e 99 não estão disponíveis em Diamantina.
Além dos serviços de Taxi, os serviços de transporte de passageiros por aplicativo são realizados pelos seguintes aplicativos:
Os horários de embarque serão disponibilizados em breve.
Trajeto BH > DIAMANTINA (Ida)
Local de embarque: Terminal Turístico JK (Belo Horizonte)
Local de desembarque: Rua do Bicame, 751 – em frente ao DER (Departamento de Estradas e Rodagem)
Datas:
- 18/08/24 (Participantes Inscritos nos Cursos)
- 20/08/24 (Demais participantes)
Trajeto DIAMANTINA > BH (Retorno)
Local de embarque: Rua do Bicame, 751 – em frente ao DER (Departamento de Estradas e Rodagem)
Local de desembarque: Terminal Turístico JK (Belo Horizonte)
- 24/08/24 às 9:00
Atenção: em caso de desistência favor informar até 12/08/24 às 12h. Após esta data será cobrado no-show.
Agradecemos todos aqueles (as) que submeteram trabalhos ao 20º Seminário de Diamantina. Todos os artigos foram avaliados pela comissão. Ressaltamos o alto volume de envios, assim como a enorme qualidade dos trabalhos. Infelizmente não tivemos condições de aprovar todos.
IMPORTANTE
A organização do Seminário não poderá arcar com a despesa relacionada a hospedagem dos apresentadores de pôster.
Todos os autores (as) de trabalhos aprovados para apresentação em sessões temáticas terão custeadas duas diárias, além do transporte entre Belo Horizonte e Diamantina, mediante o pagamento da taxa de inscrição do seminário.
TRABALHOS APROVADOS
Sessões Temáticas
ST. Demografia
ST. Economia
ST. História Econômica, do Pensamento Econômico e Demografia Histórica
ST. Políticas Públicas Gênero, Raça, Inclusão
ST. Relações Econômicas Internacionais e Transformações Geopolíticas
Pôster
P. Demografia
P. Economia
P. História Econômica, do Pensamento Econômico e Demografia Histórica
P. Políticas Públicas Gênero, Raça, Inclusão
P. Relações Econômicas Internacionais e Tranformações Geopolíticas
Informamos que o Young Scholars Initiative (YSI/INET) poderá fornecer ajuda de custo de deslocamento até Diamantina para apresentadores de trabalhos que residam fora de Belo Horizonte. Alunos (as) selecionados (as) receberão reembolso parcial dos custos de passagens.
Para concorrer à ajuda de custo de deslocamento, os (as) Interessados (as) devem realizar as seguintes etapas até o dia 30/06:
- Se cadastrar em ysi.ineteconomics.org
- Preencher o formulário de solicitação de fundos que se encontra disponível na página do evento do YSI: ysi.ineteconomics.org/event/ysi-20th-diamantina-seminar
Em caso de dúvidas, entrar em contato diretamente com luizacunha@cedeplar.ufmg.br ou helenarfm@cedeplar.ufmg.br
INSTRUÇÕES PARA SUBMISSÃO DE ARTIGOS:
Os trabalhos a serem apresentados devem ser submetidos a uma das seis áreas:
1. ECONOMIA
Áreas de economia da ciência, tecnologia e inovação, desenvolvimento, economia regional e urbana, economia do trabalho, economia da educação e economia da saúde, pobreza e desigualdade, finanças publicas, agricultura, indústria e serviços, economia da cultura, economia do meio ambiente, macroeconomia aplicada.
2. DEMOGRAFIA
Migração, comportamento reprodutivo, mortalidade, população e saúde, demografia econômica, população e mudanças climáticas, demografia da família, envelhecimento, demografia da educação, sistemas de previdência, povos indígenas, entre outros temas.
3. HISTÓRIA ECONÔMICA, DO PENSAMENTO ECONÔMICO E DEMOGRAFIA HISTÓRICA
Tópicos como sistemas escravistas, família e cotidiano, urbanização e comercio, indústria e processo de trabalho, espaço econômico e dinâmica demográfica, em temporalidades distintas, do século XVIII ao XX, assim como pesquisas relacionadas à história do pensamento econômico e social de forma ampla.
4. POLÍTICAS PÚBLICAS: GÊNERO, RAÇA, INCLUSÃO
Avaliação de políticas públicas; população e políticas públicas; políticas públicas e desenvolvimento; impactos sobre gênero, raça e suas implicações sobre inclusão e inserção social; planejamento urbano, planejamento regional, políticas territoriais
5. RELAÇÕES ECONÔMICAS INTERNACIONAIS
Economia Política Internacional, transformações geopolíticas globais, blocos econômicos e integração, instituições multilaterais, comércio internacional, migrações internacionais, entre outros temas.
6. TRANSFORMAÇÕES GEOPOLÍTICAS
Impactos das profundas transformações geopolíticas no mundo atual e suas implicações econômicas, sociais e demográficas para a América Latina, Brasil e Minas Gerais.
Instruções para submissão de artigos:
1. Prazo de submissão
A data-limite para submissão de trabalhos é 25 de maio de 2024 (meia noite do horário de Brasília).
2. Formatação dos trabalhos
Os trabalhos devem obedecer a seguintes orientações:
• A folha de rosto deve conter o título do trabalho, o nome do(s) autor(es), sua filiação institucional, resumo do texto com até 100 palavras acompanhado de 3 a 5 palavras-chave, a indicação da área temática à qual o texto está sendo submetido (ver as seis áreas listadas acima), e informações sobre financiamento ou apoio recebido.
• Máximo de 10.000 palavras, incluindo tabelas, mapas, gráficos, referências bibliográficas e anexos;
• Página no formato A4; texto em fonte Times New Roman, tamanho 12; espaçamento simples entre linhas; margens com pelo menos 2 cm;
• No momento da submissão do artigo, dois arquivos devem ser submetidos: um em formato Microsoft Word (.docx) e um em formato PDF (.pdf).
3. Envio dos Trabalhos
Cada trabalho deverá ser submetido através do formulário on-line, que estará́ disponível neste site a partir do dia 15 de abril de 2024.
4. Resultado da seleção dos trabalhos
A lista com os trabalhos selecionados será divulgada até o dia 24 de junho de 2024, neste site.