Agradecemos todos aqueles (as) que submeteram trabalhos ao 20º Seminário de Diamantina. Todos os artigos foram avaliados pela comissão. Ressaltamos o alto volume de envios, assim como a enorme qualidade dos trabalhos. Infelizmente não tivemos condições de aprovar todos.

 

IMPORTANTE
Todos os autores (as) de trabalhos aprovados para apresentação em sessões terão custeadas duas diárias, além do transporte entre Belo Horizonte e Diamantina, mediante o pagamento da taxa de inscrição do seminário.

       

      TRABALHOS APROVADOS
       Sessões Temáticas

        > ST. Demografia
        > ST. Economia
        > ST. História Econômica, do Pensamento Econômico e Demografia Histórica
        > ST. Políticas Públicas Gênero, Raça, Inclusão
        > ST. Relações Econômicas Internacionais e Transformações Geopolíticas

       Pôster

        > P. Demografia
        > P. Economia
        > P. História Econômica, do Pensamento Econômico e Demografia Histórica
        > P. Políticas Públicas Gênero, Raça, Inclusão
        > P. Relações Econômicas Internacionais e Tranformações Geopolíticas

Os horários de embarque serão disponibilizados em breve.

 
Trajeto  BH > DIAMANTINA (Ida)

Local de embarque: Terminal Turístico JK (Belo Horizonte)

Local de desembarque: (a confirmar)

Datas:

  • 18/08/24 (Participantes Inscritos nos Cursos)
  • 20/08/24 (Demais participantes)
 
Trajeto  DIAMANTINA > BH (Retorno)

Local de embarque: (a confirmar)

Local de desembarque: Terminal Turístico JK (Belo Horizonte)

  • 24/08/24 às 9:00

Atenção: em caso de desistência favor informar até 14/08/24. Após esta data será cobrado no-show.

Se ainda não se registrou, crie um cadastro:

Já tem um cadastro? Faça login no sistema:

Young Scholars Initiative (YSI/INET)

Informamos que o Young Scholars Initiative (YSI/INET) poderá fornecer ajuda de custo de deslocamento até Diamantina para apresentadores de trabalhos que residam fora de Belo Horizonte. Alunos (as) selecionados (as) receberão reembolso parcial dos custos de passagens.

Para concorrer à ajuda de custo de deslocamento, os (as) Interessados (as) devem realizar as seguintes etapas até o dia 30/06:


Em caso de dúvidas, entrar em contato diretamente com luizacunha@cedeplar.ufmg.br ou helenarfm@cedeplar.ufmg.br

INSTRUÇÕES PARA SUBMISSÃO DE ARTIGOS:

 

Os trabalhos a serem apresentados devem ser submetidos a uma das seis áreas:

1. ECONOMIA

Áreas de economia da ciência, tecnologia e inovação, desenvolvimento, economia regional e urbana, economia do trabalho, economia da educação e economia da saúde, pobreza e desigualdade, finanças publicas, agricultura, indústria e serviços, economia da cultura, economia do meio ambiente, macroeconomia aplicada.

2. DEMOGRAFIA

Migração, comportamento reprodutivo, mortalidade, população e saúde, demografia econômica, população e mudanças climáticas, demografia da família, envelhecimento, demografia da educação, sistemas de previdência, povos indígenas, entre outros temas.

3. HISTÓRIA ECONÔMICA, DO PENSAMENTO ECONÔMICO E DEMOGRAFIA HISTÓRICA

Tópicos como sistemas escravistas, família e cotidiano, urbanização e comercio, indústria e processo de trabalho, espaço econômico e dinâmica demográfica, em temporalidades distintas, do século XVIII ao XX, assim como pesquisas relacionadas à história do pensamento econômico e social de forma ampla.

4. POLÍTICAS PÚBLICAS: GÊNERO, RAÇA, INCLUSÃO

Avaliação de políticas públicas; população e políticas públicas; políticas públicas e desenvolvimento; impactos sobre gênero, raça e suas implicações sobre inclusão e inserção social; planejamento urbano, planejamento regional, políticas territoriais

5. RELAÇÕES ECONÔMICAS INTERNACIONAIS

Economia Política Internacional, transformações geopolíticas globais, blocos econômicos e integração, instituições multilaterais, comércio internacional, migrações internacionais, entre outros temas.

6. TRANSFORMAÇÕES GEOPOLÍTICAS
Impactos das profundas transformações geopolíticas no mundo atual e suas implicações econômicas, sociais e demográficas para a América Latina, Brasil e Minas Gerais.

Instruções para submissão de artigos:

1. Prazo de submissão

A data-limite para submissão de trabalhos é 25 de maio de 2024 (meia noite do horário de Brasília).

2. Formatação dos trabalhos

Os trabalhos devem obedecer a seguintes orientações:

• A folha de rosto deve conter o título do trabalho, o nome do(s) autor(es), sua filiação institucional, resumo do texto com até 100 palavras acompanhado de 3 a 5 palavras-chave, a indicação da área temática à qual o texto está sendo submetido (ver as seis áreas listadas acima), e informações sobre financiamento ou apoio recebido.
• Máximo de 10.000 palavras, incluindo tabelas, mapas, gráficos, referências bibliográficas e anexos;
• Página no formato A4; texto em fonte Times New Roman, tamanho 12; espaçamento simples entre linhas; margens com pelo menos 2 cm;
• No momento da submissão do artigo, dois arquivos devem ser submetidos: um em formato Microsoft Word (.docx) e um em formato PDF (.pdf).

3. Envio dos Trabalhos
Cada trabalho deverá ser submetido através do formulário on-line, que estará́ disponível neste site a partir do dia 15 de abril de 2024.

4. Resultado da seleção dos trabalhos
A lista com os trabalhos selecionados será divulgada até o dia 24 de junho de 2024, neste site.