Sobre o Seminário

Tradicionalmente conhecido como Seminário de Diamantina, o evento visa discutir temas de Economia, História, Demografia e Políticas Públicas, que são apresentados em mesas-redondas e sessões especiais compostas por pesquisadores convidados, bem como em sessões temáticas organizadas com base em trabalhos selecionados dentre aqueles submetidos pelos interessados.

Desde sua primeira edição, realizada em 1982, o Seminário é organizado pelo CEDEPLAR na cidade mineira de Diamantina. Ao longo desse período, constituiu-se em fórum privilegiado de discussão da realidade social, econômica e política de Minas Gerais e do Brasil, por reunir professores, pesquisadores, estudantes, políticos, empresários e administradores públicos, e debater temáticas variadas com base em abordagens multidisciplinares, apoiadas em perspectivas teóricas diversificadas e analiticamente atualizadas. Tornou-se também um fórum aberto e dinâmico de avaliação das políticas públicas em Minas Gerais.

Tendo privilegiado a discussão sobre realidade mineira desde sua primeira edição, o Seminário incorporou a sua programação o debate sobre diversos e decisivos aspectos da realidade nacional e internacional, além de questões teóricas e metodológicas relevantes. Como resultado, contamos nas últimas edições do Seminário com a participação de um número expressivo de convidados internacionais, debatendo lado a lado com pesquisadores brasileiros e interagindo com os alunos e pesquisadores presentes aos eventos. Em 2016, além de textos que tenham Minas Gerais como foco, receberemos submissões de trabalhos que abordem temas nacionais ou outros recortes espaciais. Eles devem consistir de textos completos, destinados à apresentação em sessões temáticas ou, eventualmente, na forma de poster.

As centenas de trabalhos publicados em seus Anais e disponibilizados através da internet têm sido material indispensável no subsídio às políticas públicas, e têm contribuído para significativo avanço do conhecimento sobre aspectos relevantes sobre a realidade regional e nacional, ao lado de debater questões teóricas e metodológicas gerais. Nesse sentido, o Seminário tem contribuído para o enfretamento da grande questão do desenvolvimento nacional e regional, que é também missão da Universidade, ao mesmo tempo que reafirma-se como espaço inteiramente sintonizado ao mais significativo do debate acadêmico-científico contemporâneo.


Temas

Os trabalhos submetidos à seleção deverão ter Minas Gerais como foco dos temas abordados. Eles devem consistir de textos completos, destinados à apresentação em sessões temáticas ou, eventualmente, na forma de poster. Cada trabalho deverá ser submetido a uma das quatro áreas seguintes:

1. História Econômica e Demografia Histórica

Estimula-se a submissão de trabalhos sobre sistemas escravistas, família e cotidiano nos séculos XVIII e XIX, urbanização e comércio no século XIX, indústria e processo de trabalho nos séculos XIX e XX, a formação do espaço econômico, dinâmica demográfica do século XIX ao início do século XX, pensamento econômico e social, entre outros temas.

2. Economia Mineira

Estimula-se a submissão de trabalhos sobre inovação e desenvolvimento, infra-estrutura e financiamento do desenvolvimento, características urbanas e regionais do desenvolvimento, trabalho, educação e saúde, pobreza e desigualdade, finanças públicas, agricultura, indústria e serviços, entre outros temas.

3. Demografia

Estimula-se a submissão de trabalhos sobre migração interna, migração internacional, comportamento reprodutivo, mortalidade, população e saúde, entre outros temas.

4. Políticas Públicas

Estimula-se a submissão de trabalhos sobre avaliação de políticas públicas, população e políticas públicas, políticas territoriais, políticas públicas e desenvolvimento, entre outros temas.



Example fallback content: This browser does not support PDFs. Please download the PDF to view it: Download PDF.


CENTRO DE DESENVOLVIMENTO E PLANEJAMENTO REGIONAL – CEDEPLAR

DIRETORIA

Gestão 2014-2016
Cássio Maldonado Turra
Diretor
Rodrigo Ferreira Simões
Vice-Diretor

Gestão 2016-2018
Mônica Viegas Andrade
Diretora
Eduardo da Motta e Albuquerque
Vice-Diretor

COMISSÃO ORGANIZADORA

João Antonio de Paula – Coordenador do Seminário e Professor do Cedeplar/UFMG
José Irineu Rangel Rigotti – Coordenador da Pós-Graduação em Demografia do Cedeplar/UFMG
Marco Flávio da Cunha Resende - Coordenador do Pós-Graduação em Economia do Cedeplar/UFMG
Edson Paulo Domingues – Chefe do Departamento de Ciências Econômicas da UFMG
Laura Rodríguez Wong – Chefe do Departamento de Demografia da UFMG
Gustavo de Britto Rocha – Coordenador da Comissão Científica
Pedro Vasconcelos Maia do Amaral – Professor do Cedeplar/UFMG
Maristela Machado Dória – Secretária Geral do Cedeplar/UFMG

COMISSÃO CIENTÍFICA

Gustavo de Britto Rocha – Coordenador Geral

ECONOMIA

Aline Souza Magalhães
Anderson Tadeu Marques Cavalcante
Fabrício José Missio
Fernanda Cimini Salles
Ulisses Pereira dos Santos

DEMOGRAFIA

Adriana de Miranda Ribeiro
Ana Paula de Andrade Verona
Juliana de Lucena Ruas Riani

HISTÓRIA

Carlos Eduardo Suprinyak
Leonardo Gomes de Deus
Mário Marcos Sampaio Rodarte

POLÍTICAS PÚBLICAS

Kenia Noronha
Luciana Soares Luz do Amaral
Sibelle Cornélio Diniz da Costa

LOCAL DO EVENTO

Instituto Casa da Glória/IGC/UFMG
Rua da Glória, 298 – Diamantina-MG


Datas Importantes

Seminário: 29 de agosto a 02 de setembro de 2016

Submissão de Trabalhos: 17 de março a 24 de abril de 2016
Divulgação de Resultados: 19 de maio de 2016

Data Limite para Pagamento com Desconto: 18 de julho de 2016
Data Limite para Inscrições Online: 25 de agosto de 2016

Divulgação da Distribuição de Participantes por Ônibus: 24 de agosto de 2016
Data Limite para Solicitação de Mudanças nas Listas dos Ônibus: 25 de agosto de 2016, ao meio dia

Data Limite para Inscrição nos Cursos Especiais: 12 de agosto de 2016
Inscrição para vagas Remanescentes nos Cursos Especiais: enquanto houver vagas
Divulgação dos selecionados para os Cursos Especiais: 23 de agosto de 2016


Contato para Informações e Dúvidas:

seminarios@cedeplar.ufmg.br