Seminário sobre a Economia Mineira | Acervo do Seminário de Diamantina
20715
home,page-template,page-template-full_width,page-template-full_width-php,page,page-id-20715,locale-pt-br,qode-social-login-1.0,qode-restaurant-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,select-theme-ver-4.1,vertical_menu_enabled,wpb-js-composer js-comp-ver-5.2,vc_responsive

XVI Seminário sobre a Economia Mineira: Repensando o Brasil

em 2014

XV Seminário sobre Economia Mineira: Diamantina +30

em 2012

XIV Seminário sobre Economia Mineira

em 2010

XIII Seminário sobre a Economia Mineira

em 2008

XII Seminário sobre a Economia Mineira

em 2006

XI Seminário sobre a Economia Mineira

em 2004

VIII Seminário sobre a Economia Mineira

em 1998

VII Seminário sobre a Economia Mineira

em 1995

VI Seminário sobre a Economia Mineira

em 1992

IV Seminário Economia Mineira

em 1988

III Seminário Economia Mineira

em 1986

II Seminário Economia Mineira

em 1983

I Seminário sobre Economia Mineira

em 1982

9º Seminário sobre a Economia Mineira

em 2000

5º Seminário sobre Economia Mineira

em 1990

17º Seminário sobre a Economia Mineira

em 2016

10º Seminário sobre a Economia Mineira

em 2002

Em 1982, o Cedeplar resolveu reunir seus alunos, professores e pesquisadores, em Diamantina, para discutir a conjuntura econômica, política e social de Minas Gerais e do Brasil em um momento de grandes dificuldades e incertezas. Tratava-se de buscar preparar a instituição para enfrentar a crise, de então, do ponto de vista de uma instituição pública de ensino e pesquisa, comprometida com o pleno desenvolvimento brasileiro.

A escolha de Diamantina como local de realização do encontro mostrou-se especialmente feliz, e o sucesso do evento, não temos dúvida, deve muito àquela luminosa cidade.

Tornado evento bienal, o Seminário sobre a Economia Mineira, cresceu em tamanho e abrangência temática e institucional, reunindo um público variado, acadêmico e não acadêmico, interessado em discutir diversos aspectos da realidade mineira e brasileira, a partir de quatro eixos temáticos: história, economia, demografia e políticas públicas. O Seminário tem mantido significativas atividades culturais mediante a organização de conferências, mesas redondas, exposições, shows e espetáculos musicais.

O Seminário de Diamantina tem sido um fórum fundamental, constituindo-se em um dos mais importantes e qualificados repositórios de informações sobre a realidade social de Minas Gerais em contexto nacional e internacional.