Seminário sobre a Economia Mineira | Sobre
18859
page-template,page-template-full_width,page-template-full_width-php,page,page-id-18859,locale-pt-br,qode-social-login-1.0,qode-restaurant-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,select-theme-ver-4.1,vertical_menu_enabled,wpb-js-composer js-comp-ver-5.2,vc_responsive

Em 1982, o Cedeplar resolveu reunir seus alunos, professores e pesquisadores, em Diamantina, para discutir a conjuntura econômica, política e social de Minas Gerais e do Brasil em um momento de grandes dificuldades e incertezas. Tratava-se de buscar preparar a instituição para enfrentar a crise, de então, do ponto de vista de uma instituição pública de ensino e pesquisa, comprometida com o pleno desenvolvimento brasileiro.

A escolha de Diamantina como local de realização do encontro mostrou-se especialmente feliz, e o sucesso do evento, não temos dúvida, deve muito àquela luminosa cidade.

Tornado evento bienal, o Seminário sobre a Economia Mineira, cresceu em tamanho e abrangência temática e institucional, reunindo um público variado, acadêmico e não acadêmico, interessado em discutir diversos aspectos da realidade mineira e brasileira, a partir de quatro eixos temáticos: história, economia, demografia e políticas públicas. O Seminário tem mantido significativas atividades culturais mediante a organização de conferências, mesas redondas, exposições, shows e espetáculos musicais.

O Seminário de Diamantina tem sido um fórum fundamental, constituindo-se em um dos mais importantes e qualificados repositórios de informações sobre a realidade social de Minas Gerais em contexto nacional e internacional.

Temas

Além das plenárias que em geral são organizadas com objetivo de discutir grandes temáticas da realidade brasileira e internacional, o Seminário Diamantina é composto de mesas redondas e sessões temáticas. As sessões temáticas abrigam os artigos submetidos e selecionados pela comissão científica. O Seminário Diamantina tem um papel importante na veiculação de trabalhos produzidos principalmente nas Universidades Mineiras. Essas seções temáticas buscam abarcar as grandes áreas da Economia, Demografia, História, e Políticas Públicas. A partir de 2018 será inserida a área de Relações Econômicas Internacionais.

Arquivo Memória e Portal Diamantina

Fundamental para qualquer instituição é manter sua memória viva. No âmbito das comemorações dos 50 anos do Cedeplar iniciamos um projeto memória que inclui basicamente duas atividades principais. A primeira é o desenvolvimento  de um projeto de pesquisa cujo objetivo é a construção do Portfolio de Pesquisas do Cedeplar: 1968 a 2017. Trata-se de um catálogo de todas as pesquisas institucionais realizadas pelo Centro desde sua criação. O projeto inclui o levantamento, tipificação e organização dos documentos de pesquisa. O catálogo será disponibilizado em meio eletrônico e será implementada uma ferramenta digital no site para busca por diferentes atributos. Essa ferramenta irá permitir que esse catálogo seja alimentado continuamente pelos professores e pesquisadores.

A segunda atividade no âmbito do projeto Memória é a criação do Portal Diamantina que unifica todas as edições do Seminário Diamantina desde sua criação em 1982. Esse portal permitirá acesso a todos os anais dos encontros, contendo também ferramenta de busca por diversos atributos. O portal contempla um acervo enorme de publicações incluindo 1204 artigos e 14 publicações. A sistematização desse acervo constitui, sem dúvida alguma, em fonte importante de pesquisa sobre as políticas públicas, história e desenvolvimento Econômico do Brasil e de Minas Gerais.

Ficha Técnica

Projeto “Portfolio de Pesquisas do Cedeplar: 1968-2017”

Coordenação

Clotilde Andrade Paiva
Mônica Viegas Andrade

Arquivista

Thais Nodare de Oliveira

Bolsistas

Rafael de Andrade Penido
Gabriela Natale Vicalvi Ribeiro
Mariana Ferrarezi Amaral

Levantamento de Documentos

Maristela Machado Dória
Simone Basques Sette dos Reis
Nadir Augusta Mageste de Melo
Eduardo Tadeu Araújo
Maria Cecília da Silva Neto

Projeto Portal Diamantina

Coordenação

Mônica Viegas Andrade

Design

Malacaxeta

Levantamento de Material

Maristela Machado Doria
Simone Basques Sette dos Reis
Carolina Machado França Dória