É com grande satisfação que apresentamos mais uma edição do Seminário sobre a Economia Mineira. Essa décima sétima edição teve dois eixos norteadores: o primeiro, de ordem mais interna, marca o início das comemorações dos cinquenta anos do Cedeplar, que ocorrerá em 2017 e o segundo, de ordem externa, motivado pela conjuntura atual, foi definido a partir da temática “Crise e Transformação Social”.
No primeiro eixo, o Seminário contemplou, em parte de sua programação, o cinquentenário de nossa instituição, e buscou, com isso, não só celebrar e homenagear os que o tem construído, quanto refletiu criticamente sobre suas vitórias e conquistas, seus desafios e dificuldades. Com isso o que se quer é reafirmar compromissos da Instituição com a construção de uma universidade republicana, plural, crítica e comprometida com o desenvolvimento do ensino, da pesquisa e da extensão de excelência. No Seminário Diamantina inauguramos a exposição “50 anos Cedeplar” contando um pouco da história do Cedeplar através da história do Seminário Diamantina.
No segundo eixo norteador, o Seminário pretendeu motivar reflexão crítica sobre aspectos centrais da superposição de crises, que se abatem hoje a realidade mineira e brasileira no âmbito de grave e profunda crise internacional, a um tempo, econômica, política, ambiental, geopolítica, humanitária, que se reflete em aprofundamento das desigualdades sociais, em desemprego e precarização do trabalho, em crise ambiental, em crise humanitária sob a forma de migrações forçadas, de intensos fluxos de refugiados, de violência e intolerância, que ameaçam a democracia e a paz.
Impossível não falar da perda de nosso colega e amigo Rodrigo Simões, vice-diretor do Cedeplar que ocorreu semanas antes do Seminário Diamantina. Rodrigo, sem dúvida, era um professor que amava Diamantina, que amava o Seminário. Esse ano, marcado por essa perda, nosso encontro acabou se transformando em uma grande homenagem e demonstração de afeto por todos do Cedeplar e todos aqueles que frequentam o Seminário Diamantina.
Essa edição do Seminário Diamantina só foi possível devido ao apoio de várias instituições. Gostaríamos de deixar registrado o nosso agradecimento ao firme apoio da UFMG, como um todo, e especialmente da FACE para a realização de mais uma edição do Seminário de Diamantina. Nosso agradecimento especial aos nossos patrocinadores a Companhia Energética de Minas Gerais- CEMIG, Banco do Desenvolvimento de Minas Gerais, BDMG; ao BDMG Cultural, Banco do Nordeste, a Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais – CODEMIG, BDMG, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais- FAPEMIG e à CAPES.
Queremos também registrar o nosso agradecimento às instituições locais que sempre tem apoiado a realização do Seminário Diamantina, especialmente agradecemos o Instituto de Geociências -IGC, a Casa da Glória, e à Universidade Federal do Vale do Jequitinhonha e Mucuri.
Nossa eterna gratidão a equipe técnica do CEDEPLAR, que como sempre se desdobrou para que o seminário ocorresse da melhor forma possível, Maristela Dória, Simone Sette, Nadir Augusta, Eduardo Araújo, Simone Cassia, Leandro, Birro, e Carolina Dória. Por fim agradecemos a comissão científica e todos aqueles que colaboraram para a realização de mais um evento de sucesso!
Mônica Viegas Andrade
Diretora
Eduardo da Motta e Albuquerque
Vice-Diretor
Cássio Maldonado Turra
Diretor
Rodrigo Ferreira Simões
Vice-Diretor
João Antonio de Paula
Coordenador do Seminário
José Irineu Rangel Rigotti
Coordenador da Pós-Graduação em Demografia do Cedeplar/UFMG
Marco Flávio da Cunha Resende
Coordenador do Pós-Graduação em Economia do Cedeplar/UFMG
Edson Paulo Domingues
Chefe do Departamento de Ciências Econômicas da UFMG
Laura Rodríguez Wong
Chefe do Departamento de Demografia da UFMG
Gustavo de Britto Rocha
Coordenador da Comissão Científica
Pedro Vasconcelos Maia do Amaral
Professor do Cedeplar/UFMG
Maristela Machado Dória
Secretária Geral do Cedeplar/UFMG
Gustavo de Britto Rocha
Carlos Eduardo Suprinyak
Leonardo Gomes de Deus
Mário Marcos Sampaio Rodarte
Adriana de Miranda Ribeiro
Ana Paula de Andrade Verona
Juliana de Lucena Ruas Riani
Aline Souza Magalhães
Anderson Tadeu Marques Cavalcante
Fabrício José Missio
Fernanda Cimini Salles
Ulisses Pereira dos Santos
Kenia Noronha
Luciana Soares Luz do Amaral
Sibelle Cornélio Diniz da Costa
Trabalhos sobre sistemas escravistas, família e cotidiano nos séculos XVIII e XIX, urbanização e comércio no século XIX, indústria e processo de trabalho nos séculos XIX e XX, a formação do espaço econômico, dinâmica demográfica do século XIX ao início do século XX, pensamento econômico e social, entre outros temas.
Trabalhos sobre inovação e desenvolvimento, infra-estrutura e financiamento do desenvolvimento, características urbanas e regionais do desenvolvimento, trabalho, educação e saúde, pobreza e desigualdade, finanças públicas, agricultura, indústria e serviços, entre outros temas.
Trabalhos sobre migração interna, migração internacional, comportamento reprodutivo, mortalidade, população e saúde, entre outros temas.
Trabalhos sobre avaliação de políticas públicas, população e políticas públicas, políticas territoriais, políticas públicas e desenvolvimento, entre outros temas.