Como ocorre a cada dois anos, o CEDEPLAR – Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional da UFMG – realizará de 29 a 31 de agosto de 2012 o XV Seminário sobre a Economia Mineira. Tradicionalmente conhecido como Seminário de Diamantina, o evento congrega estudiosos que têm Minas Gerais como objeto de reflexão. O Seminário visa discutir temas de economia, história, demografia e políticas públicas, que são apresentados em mesas-redondas e sessões especiais compostas por pesquisadores convidados, bem como em sessões temáticas organizadas com base em trabalhos selecionados dentre aqueles submetidos pelos interessados.
Desde sua primeira edição, realizada há exatos trinta anos, o Seminário é organizado pelo CEDEPLAR na cidade mineira de Diamantina. Ao longo desse período, constituiu-se em fórum privilegiado de discussão da realidade social, econômica e política de Minas Gerais e do Brasil, por reunir professores, pesquisadores, estudantes, políticos, empresários e administradores públicos, e debater temáticas variadas com base em abordagens multidisciplinares, apoiadas em perspectivas teóricas diversificadas e analiticamente atualizadas. Tornou-se também um fórum aberto e dinâmico de avaliação das políticas públicas em Minas Gerais. Tendo privilegiado a discussão sobre realidade mineira desde sua primeira edição, o Seminário incorporou a sua programação o debate sobre diversos e decisivos aspectos da realidade nacional e internacional, além de questões teóricas e metodológicas relevantes. Como resultado, contamos nas últimas edições do Seminário com a participação de um número expressivo de convidados internacionais, debatendo lado a lado com pesquisadores brasileiros e interagindo com os alunos e pesquisadores presentes aos eventos.
As centenas de trabalhos publicados em seus Anais e disponibilizados através da internet têm sido material indispensável no subsídio às políticas públicas, e têm contribuído para significativo avanço do conhecimento sobre aspectos relevantes sobre a realidade regional e nacional, ao lado de debater questões teóricas e metodológicas gerais. Nesse sentido, o Seminário tem contribuído para o enfrentamento da grande questão do desenvolvimento nacional e regional, que é também missão da Universidade, ao mesmo tempo que reafirma-se como espaço inteiramente sintonizado ao mais significativo do debate acadêmico-científico contemporâneo.
Hugo Eduardo Araujo da Gama Cerqueira
Diretor
Cássio Maldonado Turra
Vice-Diretor
João Antonio de Paula
Pró-Reitor de Planejamento e Desenvolvimento da UFMG – Coordenador da Comissão Organizadora
Hugo Eduardo Araujo da Gama Cerqueira
Diretor do Cedeplar/UFMG
Cássio Maldonado Turra
Vice-Diretor do Cedeplar/UFMG
Simone Wajnman
Coordenadora da Pós-Graduação em Demografia do Cedeplar/UFMG
Frederico Gonzaga Jayme Júnior
Coordenador da Pós-Graduação em Economia do Cedeplar/UFMG
Ana Maria Hermeto Camilo de Oliveira
Chefe do Departamento de Ciências Econômicas da UFMG
Eduardo Luiz Gonçalves Rios Neto
Chefe do Departamento de Demografia da UFMG
Maristela Machado Dória
Secretária Geral do Cedeplar/UFMG
Clotilde Andrade Paiva
José Newton Coelho Meneses
Mário Marcos Sampaio Rodarte
Bernardo Palhares Campolina Diniz
Rodrigo Ferreira Simões
Vanessa Munhoz da Costa Val
Dimitri Fazito de Almeida Rezende
José Irineu Rangel Rigotti
Laura Rodríguez Wong
Ana Paula de Andrade Verona
Mônica Viegas Andrade
Mirian Martins Ribeiro
Trabalhos sobre sistemas escravistas, família e cotidiano nos séculos XVIII e XIX, urbanização e comércio no século XIX, indústria e processo de trabalho nos séculos XIX e XX, a formação do espaço econômico, dinâmica demográfica do século XIX ao início do século XX, pensamento econômico e social, entre outros temas.
Trabalhos sobre inovação e desenvolvimento, infra-estrutura e financiamento do desenvolvimento, características urbanas e regionais do desenvolvimento, trabalho, educação e saúde, pobreza e desigualdade, finanças públicas, agricultura, indústria e serviços, entre outros temas.
Trabalhos sobre migração interna, migração internacional, comportamento reprodutivo, mortalidade, população e saúde, entre outros temas.
Trabalhos sobre avaliação de políticas públicas, população e políticas públicas, políticas territoriais, políticas públicas e desenvolvimento, entre outros temas.