Em 1982, o Cedeplar resolveu reunir seus alunos, professores e pesquisadores, em Diamantina, para discutir a conjuntura econômica, política e social de Minas Gerais e do Brasil em um momento de grandes dificuldades e incertezas. Tratava-se de buscar preparar a instituição para enfrentar a crise, de então, do ponto de vista de uma instituição pública de ensino e pesquisa, comprometida com o pleno desenvolvimento brasileiro.
A escolha de Diamantina como local de realização do encontro mostrou-se especialmente feliz, e o sucesso do evento, não temos dúvida, deve muito àquela luminosa cidade.
Tornado evento bienal, o Seminário sobre a Economia Mineira, cresceu em tamanho e abrangência temática e institucional, reunindo um público variado, acadêmico e não acadêmico, interessado em discutir diversos aspectos da realidade mineira e brasileira, a partir de quatro eixos temáticos: história, economia, demografia e políticas públicas. O Seminário tem mantido significativas atividades culturais mediante a organização de conferências, mesas redondas, exposições, shows e espetáculos musicais.
O Seminário de Diamantina tem sido um fórum fundamental, constituindo-se em um dos mais importantes e qualificados repositórios de informações sobre a realidade social de Minas Gerais em contexto nacional e internacional.